PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CHUVA RETORNA NAS PRÓXIMAS HORAS COM RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS
tempo
Publicado em 14/10/2024

A chuva retorna ao Rio Grande do Sul nas próximas horas e não podem ser descartados temporais isolados no estado com a volta da instabilidade. A mudança do tempo ocorre depois de dias de tempo firme e um fim de semana que foi ensolarado com temperatura agradável para outubro. O sol ainda predomina nesta segunda-feira no território gaúcho, mas gradualmente já se observa aumento da nebulosidade com o ingresso de nuvens altas do tipo Cirrus, que são formadas por cristais de gelo.

Isso porque há áreas de instabilidade neste momento atuando sobre o Sul do Paraguai e na província argentina de Misiones, onde provocam chuva e alguns temporais isolados na região. Na segunda metade desta segunda-feira, embora ainda com tempo firma na maior parte do Rio Grande do Sul, a tendência é que a cobertura de nuvens aumente mais e de forma gradual, especialmente no Oeste e no Sul do estado.

Entre o meio da tarde e o período da noite, áreas de instabilidade devem se formar na Metade Oeste e no Sul gaúcho com chuva e trovoadas em alguns pontos, entretanto a instabilidade maior hoje ocorre no fim do dia nestas áreas. Amanhã, terça-feira, a instabilidade deve tomar conta de grande parte do Rio Grande do Sul com chuva em todas as regiões gaúchas, embora se preveja que as precipitações sejam irregulares e em alguns locais com baixos volumes. Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul durante esta terça-feira e o tempo vai estar instável e sujeito à chuva e garoa em todas as regiões do estado. Nuvens mais carregadas devem se formar sobre o estado e há possibilidade de chuva moderada a forte em diferentes pontos, não se descartando ainda a possibilidade de temporais localizados com raios, granizo e vento forte.

A sequência de mapas a seguir mostra a projeção de deslocamento da instabilidade a partir dos mapas de refletividade do modelo de alta resolução WRF da MetSul, que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui).

Os maiores acumulados de chuva na atuação da instabilidade hoje e amanhã devem ser dar em setores do Noroeste, do Oeste e do Sul gaúcho com marcas de 30 mm a 50 mm e isoladamente superiores.

A instabilidade deve enfraquecer e se desorganizar ao se deslocar para Santa Catarina e o Paraná, apesar de que pode ter chuva forte e temporais isolados nesta terça em áreas catarinenses mais próximas do Rio Grande do Sul. Os dados de modelos numéricos de previsão do tempo analisados nesta segunda-feira pela MetSul Meteorologia indicam que o principal episódio de instabilidade nos estados catarinense e paranaense deve se dar na próxima sexta-feira. Na sexta, tanto Santa Catarina quanto o Paraná têm risco de chuva forte em muitas cidades e com possibilidade elevada de temporais isolados de raios, vento e queda de granizo. A tendência é que a instabilidade mais forte atue no território paranaense.

FONTE  metsul.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!