Na tarde desta terça-feira (01), por volta das 13h30, uma professora de inglês foi esfaqueada por dois alunos na escola João de Zorzi, no bairro Fátima Baixo, na Zona Norte de Caxias do Sul.
Segundo informações apuradas no local, os três adolescentes – dois meninos e uma menina – seriam alunos da escola e teriam efetuado os golpes com uma arma branca pelas costas da professora. Após o fato, os autores teriam fugido do local. As informações são de que os alunos estariam no sétimo ano e teriam 13 a 15 anos.
Conforme alunos da escola, os mesmos teriam avisado alguns colegas que atacariam a professora. O crime teria sido planejado pelos adolescentes, que inclusive mexeram no sistema de monitoramento da escola. Ela dava aula no local duas tardes por semana.
O estado de saúde da professora, que não teve a idade divulgada, é estável e está consciente segundo a Guarda Municipal. Ela está internada no hospital da Unimed com ferimentos nos braços e no tórax.
Conforme o Delegado Regional da Polícia Civil, Augusto Cavalheiro Neto, teriam sido proferidos contra a professora pelo menos seis golpes, sendo um na cabeça. De acordo com as informações, para a ação dos colegas, a menina teria segurado a professora.
Guarda Municipal, Brigada Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), atendem o caso. A menina já está em custódia da Polícia Civil e os dois meninos estão sendo procurados nas proximidades da escola e no bairro pelas forças de segurança.
Em entrevista no local, a secretária Municipal da Educação, Marta Fattori, comunicou que toda a rede escolar municipal está com as aulas canceladas nesta quarta-feira (02). A medida é adotada também como uma forma de solidariedade a comunidade escolar e a professora esfaqueada.
Em nota, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou que está dando todo suporte à comunidade escolar diante do ocorrido e que a prioridade é o bem-estar de estudantes e professores. Conforme o pronunciamento, os alunos envolvidos já vinham sendo acompanhados pela escola, e, após o ocorrido, a equipe da Smed seguirá monitorando a situação e providenciando os encaminhamentos necessários.
*Matéria em atualização*
Confira a nota da Secretaria da Educação na íntegra:
A Secretaria Municipal da Educação (SMED) informa que está dando todo suporte à comunidade escolar diante do ocorrido nesta terça-feira (01.04) na EMEF João de Zorzi.
Neste momento a preocupação é com o bem-estar de estudantes e professores. A SMED informa ainda que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir o acolhimento dos envolvidos.
O Diretor Administrativo da SMED, André da Silveira, acompanhado pelas equipes Psicossocial e CIPAVE, está na escola prestando atendimento aos profissionais da escola e aos estudantes.
Os alunos envolvidos no episódio já vinham sendo acompanhados pela escola, e, após o ocorrido, a equipe da SMED seguirá monitorando a situação e providenciando os encaminhamentos necessários. fonte 97 fm caxias do sul