PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saiba como estão os oito sobreviventes do acidente com ônibus da UFSM que seguem internados em Santa Maria e Lajeado
Por leandro marques
Publicado em 07/04/2025 12:19
noticias

Os passageiros envolvidos no acidente com ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), internados em Santa Maria e Lajeado, tiveram o estado de saúde atualizado nesta segunda-feira (7). Todos eles estão estáveis, conforme informações divulgadas pelas instituições.Husm

Em Santa Maria, no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), estão as vítimas Terezinha Maria Vendrusculo, Gabriela Dalcin Marques e Karina Vieira Dias Rego. Todas estão com quadro estável.

Karina foi inicialmente atendida no Hospital de Estrela, mas foi transferida para o Husm no sábado (5). 

Terezinha e Gabriela buscaram atendimento no Husm no sábado, após o retorno para Santa Maria, com dores nos membros inferiores.

Além disso, segundo a instituição, todos os sobreviventes estão sendo contatados para uma realizar uma consulta de reavaliação. Alguns deles devem realizar procedimentos no hospital ao longo desta semana. 

Hospital Astrogildo de Azevedo

No Hospital Astrogildo de Azevedo estão as vítimas Denise Estivalet Cunha, 33 anos, e Fernanda Gonçalves de Menezes, 45 anos. Elas foram transferidas para atendimento em Santa Maria no sábado (5). 

Conforme boletim médico divulgado pela instituição, elas seguem em situação estável, e devem passar por avaliação de especialista da área de traumatologia para a realização de intervenções que se façam necessárias, para as fraturas que apresentam.

Denise, que estava internada no Hospital Bruno Born, em Lajeado, tem escoriações na face, uma fratura no úmero (considerado o maior e mais longo osso do membro superior, se estende da articulação do ombro até o cotovelo) e uma provável fratura no pé. Já Fernanda, encaminhada para Santa Maria do Hospital Ouro Branco, em Teutônia, tem uma fratura no pé.

Denise e Fernanda tiveram a estabilização das fraturas ainda no domingo (6), e não são consideradas pacientes com risco. Por isso, foram internadas em leitos normais, não de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). 

As vítimas seguem em observação, "recebendo os atendimentos necessários de medicação, de acordo com o quadro clínico de cada uma", segundo a instituição. Não há previsão de alta.

Lajeado

Emerson Andrade dos Santos, 26 anos, Eliane Ravazi Matos, 55 anos, e Marília Milani, 37 anos, estão alocados no Hospital Bruno Born, em Lajeado. Dos três, Marília é a única que não está internada na UTI. Todos estão estáveis.

Segundo a instituição, o estado de saúde de Emerson era considerado grave até a manhã de domingo (6), porém, apresentou "curva de melhora" já no início da tarde.

Eliane também apresentou melhora no domingo, quando a instituição divulgou que ela não era mais uma paciente grave, mas ainda inspirava cuidados. De acordo com o último boletim, ela deve ser transferida. Não há informações sobre o hospital de destino.​Um ônibus com estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) caiu em uma ribanceira perto do trevo de acesso ao município de Imigrante, na região do Vale do Taquari, na tarde de sexta-feira (4), e deixou sete mortos e 26 feridos. A UFSM divulgou neste sábado (5) a lista das vítimas fatais. Todas elas eram calouras do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da instituição.

No total, 33 pessoas — estudantes, professoras e motorista — da turma de Paisagismo estavam em uma excursão que faria uma visita técnica ao Cactário Horst (espaço dedicado ao cultivo de cactos e suculentas), em Imigrante, quando o acidente aconteceu. Uma das teorias da causa do acidente seria falha nos freios. 

As despedidas das vítimas fatais Dilvani HochFátima Eliane Riquel CopattiFlavia Marcuzzo DottoJanaina FinklerMarisete MaurerPaulo Victor Estefanói Antunes e Elizeth Fauth Vargas foram realizadas no sábado em Santa Maria, São Pedro do Sul, Vale Vêneto, Estância Velha e São Martinho da Serra. Elizeth Fauth Vargas foi sepultada no domingo (6), em Passo Fundo. FONTE DIARIO SM POR Vitória Parise 

Comentários