PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
MENU
Confira a rota do ciclone e quais cidades têm maior risco de vento e tempestades
Por leandro marques
Publicado em 06/11/2025 12:18
tempo

Rádio Web Região Oeste Santa Maria informa:

Ciclone extratropical deve atingir o Sul do Brasil entre sexta (7) e sábado (8)

Um ciclone extratropical se forma entre sexta e sábado sobre o Rio Grande do Sul, trazendo chuva intensa, tempestades e ventos muito fortes, com risco de danos estruturais e cortes de energia.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o sistema de baixa pressão vai se aprofundar com valores entre 997 e 1000 hPa, cruzando o estado e seguindo em direção ao litoral norte gaúcho e sul de Santa Catarina. A previsão indica que o vento pode ultrapassar os 100 km/h em algumas regiões.

Sexta-feira será o dia mais crítico, com risco elevado de chuva forte, granizo e vendavais severos, especialmente no Oeste, Centro e Norte gaúcho. Em Porto Alegre, os maiores volumes de chuva devem ocorrer entre a tarde e a noite.

⚠️ Regiões com maior risco de ventania:
Tapes, Guaíba, Viamão, Porto Alegre, Mostardas, Palmares do Sul, Osório, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres.
No Litoral Norte catarinense, rajadas podem superar 100 km/h, e em Florianópolis há previsão de vento intenso em áreas da Ilha.

O vento ciclônico também afetará o litoral de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, podendo provocar destelhamentos, queda de árvores e falta de luz.

A MetSul alerta para vendavais destrutivos entre o Sul e o Sudeste do país, com rajadas que podem chegar a 120 km/h em áreas isoladas.

Empresas de energia já estão em alerta para possíveis interrupções no fornecimento em razão dos ventos e tempestades.

️ A expectativa é que o ciclone se afaste gradualmente do continente no sábado à noite, mas a circulação de umidade ainda deve manter o tempo instável no Sul do país.

 

Fonte: MetSul Meteorologia
Rádio Web Região Oeste Santa Maria — Compromisso com a informação e com você!

Comentários