A 77ª edição da Romaria da Medianeira ocorre neste domingo (8). Porém, em ano atípico em virtude da pandemia de coronavírus, não haverá a tradicional procissão dos romeiros a pé e, sim, uma carreata motorizada que acompanhará a imagem da Mãe Medianeira. A secretaria de Mobilidade Urbana fará a escolta aos veículos até a Basílica da Medianeira, sem bloqueios no trânsito.
A carreata com a imagem da Mãe Medianeira terá como ponto de partida a Catedral Metropolitana de Santa Maria. Às 9h, terá início o deslocamento que percorrerá o seguinte trajeto: Avenida Rio Branco, Rua do Acampamento, Avenida Medianeira, contorno da rótula do Expresso Mercúrio, retorno pela avenida e Parque da Medianeira, onde a imagem ficará em frente ao altar monumento. Neste trajeto, agentes de segurança estarão escoltando os veículos, conforme acordado com os organizadores do evento.
Chegando ao Parque da Medianeira, os veículos que estiverem acompanhando a carreata terão de passar pelo altar, seguindo para a saída pela Rua Heitor Campos. No local, não será permitido o estacionamento nem que as pessoas desçam dos veículos para evitar aglomerações. Também, no Parque, agentes de trânsito estarão orientando os motoristas.
A escolta da carreata será feita pelos servidores da Coordenadoria Municipal de Trânsito, tendo apoio dos batedores em motocicletas da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal. Mesmo sem bloqueios durante a carreata, em alguns momentos, o trânsito poderá ficar lento. Por isso, os motoristas devem estar atentos e respeitar as paradas semafóricas.
Romaria
Neste ano, o tema da 77ª Romaria da Medianeira é “Maria, não tenhas medo, pois achaste graça diante de Deus”, e o lema: “Vida eu te quero! Vida eu te quero! Vida és tu meu Deus”. Em tempos de distanciamento social, o evento terá transmissão pelas redes sociais, rádio e televisão.