PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Quem também está enfrentando problemas para justificar o voto? Segundo o TRE, o aplicativo está com problemas pela grande quantidade de pessoas que está tentando entrar.
noticias
Publicado em 15/11/2020

Eleitores estão enfrentando problemas para utilizar o aplicativo e-Título. Quase todas as funções do app apresentam problemas, como consulta de local de votação e justificativa de ausência na eleição.Desde a última quinta-feira, 12, eleitores reclamam de dificuldades até mesmo para acessar o app. Algumas pessoas tiveram de fazer inúmeras tentativas para conseguir e só puderam entrar no dia seguinte.

Tamires Cardoso, moradora do Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, relata que foi com os pais votar e com a instabilidade do e-Título, tanto ela quanto a mãe tiveram problemas. “Fui votar cedo e sempre votei no mesmo lugar com minha mãe e com meu pai, mesma sala. Chegamos lá e algumas seções mudaram. A minha eu achei e fui para onde era minha seção, na mesma escola, mas outra sala”, contou.

“Nós olhamos todas as listas e minha mãe não está em nenhuma. A gente não sabe para onde jogaram, mas deve ser em outra escola. Agora, não sabemos onde, porque no dia da eleição nem o site do TRE nem o aplicativo funcionam”, conta.

Antes de achar o local correto, sem poder fazer a consulta por problemas no sistema, ela havia sido orientada a justificar ausência de voto.

Os eleitores que moram fora do domicílio eleitoral também enfrentam problemas. O e-Título é recomendado pelas autoridades para evitar o uso de documentos físicos, além de deslocamentos, devido à pandemia do coronavírus. Com ele, muitas pessoas poderiam evitar ir a cartórios eleitorais, por exemplo, mas, para muitos, o aplicativo não entra na parte destinada à justificativa.  Na manhã desta quinta-feira, 15, o Tribunal Superior Eleitoral afirmou que o dia da eleição o aplicativo poderia ter “instabilidade momentânea”, por causa do alto número de eleitores tentando acessar a ferramenta.

Eleições municipais em todo país

As Eleições 2020 movem praticamente todo país neste domingo. Por conta do coronavírus, essa tem sido uma eleição diferente, com horários estendidos e mais critérios de segurança sanitária.

Uma questão que levanta muitas dúvidas ao longo processo é o famoso coeficiente eleitoral. Bem resumidamente, é a divisão do número de eleitores pelo número de vagas (nós explicamos com detalhes AQUI). Cada cidade, então, tem seu coeficiente eleitoral.

Se você ainda não votou, leve de preferencialmente uma caneta própria para assinar o caderno dos mesários. E não se esqueça de conferir quais são os documentos necessários para votar. Por conta da pandemia, as urnas estão abertas das 7h às 17h (horários de Brasília).

Caso não esteja presente na cidade onde você está apto para votar, é possível justificar seu voto. Para saber como, siga nosso guia clicando AQUI. O segundo turno ocorrerá em dois domingos, no dia 29 de novembro de 2020.

O que faz um prefeito?

O Estado se divide em três poderes o Executivo, Legislativo e Judiciário, e o prefeito é o chefe do Poder Executivo. Ou seja, é responsabilidade do prefeito administrar a cidade que exerce suas funções. Para mais detalhes da função CLIQUE AQUI e para saber quanto ganha um prefeito, CLIQUE AQUI.

O que faz um vereador?

Eleito por votos da população, o vereador que é um agente político, trabalha no Poder Legislativo da esfera municipal da federação brasileira. Lembrando que o Brasil é dividido em três grupos de poder: União, Estados e Municípios. Pode-se dizer que o vereador exerce um papel similar ao dos deputados e senadores fazem nas esferas Estados e União. Para mais detalhes da função CLIQUE AQUI e para saber quanto ganha um vereador, CLIQUE AQUI. fonte  https://br.noticias.yahoo.com/

Comentários