PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ESTADO CORRE O RISCO DE TER REGIÕES EM BANDEIRA PRETA, SEGUNDO SECRETÁRIA DE SAÚDE
noticias
Publicado em 04/12/2020
Nesta sexta-feira, o governo do estado divulga mais uma prévia do sistema de bandeiras, o Modelo do Distanciamento Controlado. Atualmente apenas 2 regiões estão em bandeira laranja e as demais em vermelha.
Em entrevista a Rádio A Hora, de Lajeado, na quinta-feira, a secretária de saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, disse que o momento vivido no estado é preocupante. “Sem dúvida o patamar dos dados desse momento superam e estão acima da média do que vivemos no fim de julho e início de agosto, que foi o pico. A situação no estado é preocupante”, ressalta.
O aumento de casos é um alerta. Hoje, 800 pacientes estão internados em leitos de UTI no estado com covid-19, 170 casos suspeitos e 1.072 com outras doenças, com a taxa de ocupação de 80%.
A situação coloca em risco algumas regiões que podem ser classificadas com a bandeira preta, pela primeira vez, no mapa preliminar da 31ª rodada do Modelo de Distanciamento Controlado que será divulgado na sexta-feira, 4. “Se nós chegarmos em bandeira preta teremos que fechar e viveremos uma espécie de lockdown e só funciona o essencial. A tendência diante dos números é ter uma ou duas regiões em bandeira preta. A decisão é técnica, em cima de dados”, diz.
Na última semana, o governador Eduardo Leite suspendeu a cogestão, na qual município tinham autonomia para adotar medidas menos restritivas. Com avanço da covid-19, o estado também impôs restrições mais severas em regiões com bandeira vermelha.
Comentários