A região de Santa Maria segue com bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado. Em mapa preliminar da 31ª semana divulgado pelo governo estadual na tarde desta sexta-feira, o município seguiu classificado como alto risco de contágio. No Estado, apenas a região de Taquara ficou classificada com bandeira laranja. Além de Santa Maria, outras 19 regiões também ficaram em vermelho, incluindo a de Cruz Alta e Uruguaiana.
Veja como está a média móvel de casos confirmados de Covid-19 em Santa Maria
Até domingo, os municípios podem encaminhar um recurso para a reclassificação. O sistema de cogestão segue suspenso no Estado. A decisão foi tomada emergencialmente na última segunda-feira pelo Estado, já que, até então, 90% do Rio Grande do Sul foi classificado como de alto risco. A prefeitura, por meio de assessoria, confirmou que os dados serão revisados como sempre é feito. Porém, a tendência é que não haja recurso, já que a situação é reconhecida como preocupante. O recurso será encaminhado apenas se houver alguma "incongruência gritante" entre dados do Estado e do município.
Nesta sexta-feira, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, a região Covid de Santa Maria tem taxa de ocupação de leitos de UTI de 83,7% (108 ocupados de um total de 129).
SANTA MARIA
Dos quatro indicadores regionais, Santa Maria alcançou bandeira preta em um, no número de hospitalizações por Covid-19 para cada 100 mil habitantes. Os indicadores de número de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias levou bandeira vermelha. Outros dois, estágio da evolução da doença e projeção de óbitos ficou em laranja.
O número de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias passou de 36 para 42, um crescimento de 17%. O número de óbitos em relação a semana anterior aumentou 29%, de 7 para 9. No caso do indicador de ativos sobre recuperados, a região registrou 759 ativos para 2.619 recuperados, o que representa piora se comparado a última semana.
A bandeira vermelha é resultado da média de todos os indicadores.
ÍNDICES PIORARAM
O Estado como um todo piorou em todos os indicadores considerados no modelo. A maior variação está no número de casos de Covid-19 ativos (aumento de 20%), seguido dos internados em leitos clínicos com Covid-19 nos últimos sete dias (+15%) e óbitos na última semana (+29%).
RESUMO DA 31ª RODADA
Regiões que apresentaram piora, da laranja para vermelha
Regiões que continuaram na vermelha
- Bagé
- Canoas
- Capão da Canoa
- Caxias do Sul
- Cruz Alta
- Erechim
- Ijuí
- Lajeado
- Novo Hamburgo
- Palmeira das Missões
- Passo Fundo
- Pelotas
- Porto Alegre
- Santa Cruz do Sul
- Santa Maria
- Santa Rosa
- Santo Ângelo
- Uruguaiana
Região que melhorou, da vermelha para laranja
REGRA 0-0
Municípios que não registraram mortes ou internações por Covid-19 nos últimos 14 dias podem manter regras de bandeira laranja. Na região de Santa Maria, é o caso de 18 cidades:
- Agudo
- Cacequi
- Capão do Cipó
- Dilermando de Aguiar
- Dona Francisca
- Faxinal do Soturno
- Formigueiro
- Itacurubi
- Ivorá
- Jari
- Mata
- Nova Esperança do Sul
- Pinhal Grande
- Quevedos
- São Martinho da Serra
- São Vicente do Sul
- Silveira Martins
- Vila Nova do Sul fonte https://diariosm.com.br/