#ATENÇÃO - ALERTA METEOROLÓGICO
O INMET Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um
#Alerta de: #TEMPESTADE
Nível de Severidade: #PERIGO
Link alerta INMET: http://alert-as.inmet.gov.br/cv/emergencia/cap/16698
. Nas próximas horas dessa terça-feira (26/01) o aprofundamento de um centro de baixa pressão (B) entre a Argentina e o Rio Grande do Sul coloca em alerta todo o estado gaúcho, em especial a fronteira oeste, noroeste e centro do RS.
. A presença de um intenso JBN - Jato de Baixos Níveis (corrente de vento quente e úmido, longe da superfície, a + de 1km e meio de altura acima de nós) está reforçando as áreas de instabilidade que se formam sobre o RS, criando assim um ambiente com acentuada turbulência atmosférica, favorável a formação de trovoadas.
*OBS: correntes de Jato tender a acelerar ganhando força durante o período da noite/madrugada.* A dinâmica que favorece o levantamento do ar durante o avanço do ramo frontal quente (movimento de noroeste para sudeste), associado ao aprofundamento da área de baixa pressão, favorece por demais a possibilidade de que algumas tempestades adquiram características supercelulares, capazes de gerar eventos localizados de tempo severo, de toda ordem e tipo.
. #ATENÇÃO - Há risco de temporais de chuva forte, ocasionalmente acompanhados de eventuais vendavais ou queda de granizo de variado tamanho, sobre o RS.
. Todas as regiões do estado requerem atenção no decorrer da tarde e principalmente ao longo da noite e madrugada, especialmente a zona Sul e Campanha Gaúcha.
. A população deve permanecer em alerta para a possibilidade de temporais localizados, devendo acompanhar as informações pelos meios de comunicação locais e órgãos responsáveis pela previsão do tempo em sua região.
. A instabilidade deve avançar também sobre Santa Catarina, Paraná, durante a quarta-feira (27/01). Instruções mediante perigo potencial:
• Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
• Em caso de emergência acione a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
• Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de tombamento e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, ou árvores.
.............................................................................................
Nossa equipe estará monitorando constantemente a passagem desse sistema.
Compartilhem seus registros conosco!
Sigam acompanhando essa onda de tempo severo junto com a equipe do Tornados no Brasil fonte Tornados no Brasil