ATENÇÃO - Pessoas perto da costa, evacuaram (fotos) para um terreno elevado mais próximo, ou o mais longe possível para o interior, após alerta de tsunami.
noticias
Publicado em 04/03/2021
Várias pessoas na costa leste da Ilha Norte da Nova Zelândia evacuaram suas casas e foram para um terreno mais alto, devido o alerta de tsunami emitido após três fortes terremotos atingirem o local. Porém a agência de gerenciamento de emergência nacional confirmou na noite desta quinta que a ameaça já havia passado e que as pessoas poderiam retornar às suas casas.
Até agora não foi passado nenhuma notícia de dano ou vítimas fatais.
O primeiro terremoto foi de magnitude 7.2, e atingiu o norte do país, sendo sentido por 60 mil pessoas e acabou provocando o primeiro alerta de tsunami que logo após foi retirado do ar.
O forte terremoto foi seguido de outros, um de 7.4 e um muito potente de 8.0.
Nesta quinta feira, um outro terremoto de magnitude 5.7 atingiu a região central da Grécia, segundo o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC), que localizou o epicentro a 17 km a oeste da cidade de Tyrnavos.
Segundo os bombeiros locais, o tremor causou danos em casas antigas e causando um pequeno deslizamento de rochas em uma região com um complexo de mosteiros, mas não houve relatos de mortes ou pessoas feridas.
O abalo aconteceu um dia após um outro terremoto de magnitude 6 ter atingido a mesma área. Na quarta-feira, o abalo fez com que a população saísse de suas casas, e danificou casas e carros em vilarejos próximos.
Fonte de ajuda folha de s.paulo