Muito mais do que números e incertezas, o avanço da Covid-19 traz dor e saudades às famílias que perderam seus entes queridos. O aumento de casos confirmados unido a hospitais lotados têm consequências dolorosas, e as projeções não são nada animadoras. Nos nove primeiros dias de março, 24 santa-marienses perderam a vida em decorrência do coronavírus. Os dados são conforme os boletins oficiais divulgados pela prefeitura municipal. Se a tendência continuar, até o fim do mês, Santa Maria baterá o recorde de mortes, chegando a 62 óbitos até o dia 31. Mortes em janeiro, fevereiro e março:

 

  • Nos 31 dias de janeiro - 51 mortes
  • Nos 28 dias de fevereiro - 52 mortes
  • Nos 9 dias de março - 24 mortes
  • Total nos três meses de 2021 - 127 mortes (Santa Maria já registra total de 281 mortes)

As projeções foram feitas pelo coordenador do curso de Matemática da Universidade Franciscana (UFN), Clandio Marques, e foram considerados apenas os nove primeiros dias de março. Ressalta-se que pode haver variação, pois alguns casos são registrados dias após a morte. De acordo com o modelo estatístico, nos próximos dias Santa Maria pode registrar mais 38 óbitos relacionados à Covid-19:

_ Os números já seriam superiores aos meses anteriores, pois é o que está acontecendo neste momento.

AUMENTO DE CASOS
Nos 10 primeiros dias de janeiro e fevereiro, morreram em decorrência do coronavírus 14 e 15 santa-marienses, respectivamente. Já o número de óbitos nos primeiros dias de março revela o avanço da pandemia na cidade: o número de mortes foi 65% a mais se comparado com a média de mortes dos dois primeiros meses do ano (até o dia 10 de cada mês).

Conforme o coordenador do Observatório de Informações em Saúde da UFSM, Luis Felipe Dias Lopes, a tendência, de acordo com os dados atuais, é que o mês de março realmente supere janeiro e fevereiro no número de mortes:

_ Esse é o pior momento da situação em Santa Maria, e se seguir como os primeiros dias deste mês, vamos, infelizmente, superar os meses anteriores. A esperança de todos é que as projeções não se confirmem, e, para isso, é preciso frear o avanço da Covid-19. Ao longo da pandemia, o Diário entrevistou dezenas de especialistas para explicar como se dá o aumento e a redução dos casos. Em sua grande maioria, os profissionais são enfáticos: para conter a proliferação da Covid-19, é preciso seguir os protocolos sanitários (uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos), bem como ter vacinação em massa.

RECORDES DE MARÇO
Mês a mês, Santa Maria bate recordes negativos. Se em janeiro e fevereiro os números já eram assustadores, com 51 e 52 óbitos, respectivamente, março entrou com a maior taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o começo da pandemia, com 95,5%, registrado no dia 1º. Desde então, a cidade amarga taxas em UTI acima de 90% da capacidade.

Os registros até 9 de março

 

  • Homens - 16 mortes (idade entre 48 a 93 anos)
  • Mulheres - 8 mortes (idade entre 56 a 87 anos)                                                                                                                                                                                                                                                                 fonte   https://diariosm.com.br/