Nesta segunda-feira, Santa Maria registrou mais um recorde negativo em relação ao agravamento da crise no sistema de saúde ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com a prefeitura de Santa Maria, em comunicado oficial, a cidade registrou mais cinco mortes e atingiu a marca de 306 óbitos associados à Covid-19. Isso quer dizer que 2021 já acumula quatro mortes a mais do que o registrado em todo o ano de 2020 - a primeira morte confirmada no município foi em 14 de maio.
VÍDEO: ainda em estruturação, tenda de triagem para casos clínicos começa a operar na UPA
Das cinco vítimas mais recentes, quatro morreram no último domingo. São elas: uma mulher, de 37 anos, com registro de obesidade. Em 8 de março, ela teve o diagnóstico positivo para a Covid-19. Em 14 de março, buscou atendimento na UPA, mesma data de registro do óbito. Outra vítima que faleceu na mesma data foi um homem, de 65 anos, com registro de neoplasia. Em 22 de fevereiro, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19. No dia seguinte, deu entrada na UTI do Hospital Regional, onde permaneceu até o óbito.
A terceira vítima é um homem, 49 anos, sem registro de comorbidade. Em 11 de março, ele deu entrada na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) já tendo o diagnóstico positivo para a Covid-19, proveniente da UPA. A quarta vítima é um homem, 75 anos, sem registro de comorbidade. Em 14 de março, deu entrada na UPA, mesma data de registro do óbito. No dia seguinte, foi confirmado o diagnóstico positivo para a Covid-19.
A quinta vítima é um homem, 54 anos, com registro de obesidade e hipertensão arterial sistêmica. Em 27 de fevereiro, ele teve o diagnóstico positivo para a Covid-19. Em 7 de março, deu entrada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). No dia seguinte, o paciente foi transferido para a UTI. O óbito aconteceu em 15 de março.
NÚMEROS
Conforme dados do Observatório de Informações em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de maio a dezembro do ano passado, 151 pessoas morreram em decorrência da doença na cidade, contra 155 de janeiro até agora. Com isso, com apenas 15 dias, março está próximo de ultrapassar o mês de fevereiro em registro de mortes por Covid, o mês que mais havia registro de óbitos até então.
Ocupação de leitos clínicos supera UTIs e chega a 96% em Santa Maria
Segundo os números do Observatório, que utiliza as informações epidemiológicas fornecidas pela Vigilância Municipal em Saúde, em janeiro foram 51 mortes, em fevereiro 53, e março já acumula 52 - o Observatório possui o registro de 307 mortes, uma a mais que o boletim da prefeitura, pois o óbito ainda não foi contabilizado nos dados oficiais do Executivo.
Fonte: Observatório de Informações em Saúde da UFSM/ Número de óbitos associados à Covid-19 registrados desde o começo da pandemia em Santa Maria
No dia 9 de março, Santa Maria atingiu outro triste recorde: foram 239 casos confirmados no mesmo dia, o maior registro em números diários desde o começo da pandemia - antes disso, o maior registro feito até então era em 15 de dezembro de 2020, com 232 confirmações. fonte https://www.facebook.com/diariodesantamaria