A direção do Hospital Casa de Saúde abriu uma sindicância interna para apurar um possível erro de procedimento no atendimento a uma criança nesta segunda-feira. Uma técnica em enfermagem teria injetado remédio para vermes na veia da paciente em vez de administrá-lo via oral, como indicava o protocolo médico. A paciente, Nataly Vitória Trindade Domingues, 2 anos, passou mal, foi intubada e transferida para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) em estado grave.Segundo a tia Thayna Domingues, a mãe levou a menina até o Pronto-Atendimento (PA) do Patronato, nesta segunda-feira, pois ela estava com febre. Nataly estava sendo medicada e foi transferida para a Casa de Saúde, onde também estava recebendo cuidados médicos. Segundo o prontuário médico da paciente, fornecido pela família, por volta das 10h, a técnica de enfermagem teria aplicado o medicamento da maneira incorreta.
Pouco depois, Nataly começou a passar mal, vomitar e desmaiou, conforme o relato dos familiares. Nesse momento, a técnica e a equipe médica foram chamadas pela mãe da menina, Aline Trindade da Silva, 32 anos. Nataly precisou ser intubada e transferida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Husm Segundo a assessoria do Husm, até o final da tarde desta segunda, ela seguia internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica em estado grave, mas estável. Aline solicitou o prontuário médico do atendimento da filha e diz que pretende registrar o caso na polícia.
- Na hora, até ela (a técnica em enfermagem) se apavorou que a minha filha estava passando mal. Ela nem leu que medicação era. Ela simplesmente chegou lá e aplicou. Não tenho nada a reclamar do hospital, mas não vou deixar por isso mesmo - desabafa a mãe. NOTA DO HOSPITAL
Em nota divulgada na tarde desta segunda, a direção do hospital informou que está ciente do caso e apurando as condutadas adotadas no atendimento à menina Nataly. Garantiu, também, que tomará as medidas cabíveis legais e necessárias. Confirma a nota abaixo:
"A direção da Casa de Saúde está ciente e lamenta o caso envolvendo uma menina de 2 anos que estava sendo atendida na instituição e precisou ser levada para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Uma sindicância interna foi instaurada para apurar o caso. Após os devidos esclarecimentos sobre condutas adotadas, serão tomadas as medidas cabíveis legais e necessárias. A direção se solidariza e se coloca à disposição para demais esclarecimentos junto aos familiares da criança" fonte https://bei.net.br/