O Dr. Jameel acrescenta que "pode haver uma linhagem separada se desenvolvendo na Índia com a união das mutações L452R e E484Q".
Os vírus com dupla mutação são uma preocupam?
Análise: Smitha Mundasad, repórter de saúde da BBC
Um "vírus duplamente mutante" parece alarmante. As palavras sugerem que os cientistas indianos descobriram duas mutações ou mudanças significativas em locais diferentes em uma única variante do vírus.
Mas isso não é tão surpreendente. Os vírus sofrem mutações o tempo todo, e as perguntas que precisam ser respondidas são: a presença dessa dupla mutação muda o comportamento do vírus? Essa variante será mais infecciosa agora ou causará uma doença mais séria?
Mais importante ainda, as vacinas atuais contra ele continuarão a funcionar bem?Os cientistas agora estão ocupados fazendo o trabalho de detetive necessário para encontrar as respostas.
Autoridades afirmam que, como a proporção de exames registrados com essa dupla mutação é baixa, não há atualmente nada que sugira que isso esteja ligado ao atual aumento de casos no país.
O que está claro é que essa dupla mutação, por mais diferente que possa parecer, requer uma resposta de saúde pública.
Mais testes, acompanhamento de contatos próximos e rápido isolamento de casos, bem como máscaras faciais e distanciamento social, ajudarão.
Reduzir a pressão sobre o sobrecarregado sistema de saúde da Índia é fundamental.Em termos de vacinas, até agora, para muitas variantes preocupantes em todo o mundo, elas se mostraram eficazes, embora às vezes menos do que contra os vírus originais contra os quais foram projetadas.
Os cientistas estão confiantes de que, se necessário, as vacinas existentes podem ser modificadas para direcioná-las contra novas mutações.
Fato de mutação dupla gera preocupação, mas não é incomum — Foto: GETTY IMAGES/BBC
O governo indiano se colocou publicamente sobre o tema.
"Embora variantes preocupantes e uma nova variante dupla mutante tenham sido encontradas na Índia, elas não foram detectadas em número suficiente para estabelecer uma relação direta com o rápido aumento de casos em alguns Estados", disse o Ministério da Saúde.
Isso aconteceu depois que vários especialistas pediram ao governo que aumentasse os esforços de sequenciamento do genoma.
"Precisamos monitorar constantemente e garantir que nenhuma das variantes que causam preocupação esteja se espalhando na população", disse o Dr. Jameel à BBC no início deste mês.
"Só porque não está acontecendo agora não significa que não acontecerá no futuro. E temos que nos certificar de que obteremos as evidências com antecedência", acrescentou.A Índia foi o quinto país do mundo a realizar o sequenciamento do genoma do novo coronavírus depois que ele foi isolado de alguns dos primeiros casos registrados no país em janeiro do ano passado.
Mais de 11,7 milhões de casos e 160 mil mortes depois, os esforços continuam em todo o mundo para identificar mutações.
O aumento mais recente de casos na Índia, que começou neste mês, ocorre no que alguns especialistas chamam de "fase delicada" para o país: o sistema de saúde já está exausto de uma batalha de um ano contra o coronavírus.
Os Estados indianos já começaram a reintroduzir restrições, incluindo toques de recolher e bloqueios intermitentes.Duas grandes cidades, Nova Deli e Mumbai, também solicitaram testes rápidos aleatórios em aeroportos, estações de trem e áreas movimentadas, como centros de compras. fonte https://g1.globo.com/bemestar/