A Prefeitura de Santa Maria, por meio da força-tarefa regida pela Fiscalização Municipal Integrada, seguiu as ações de fiscalização na noite desta sexta-feira (23) e na madrugada deste sábado (24) a fim de garantir o cumprimento das normas vigentes durante a pandemia de coronavírus. Os agentes fizeram cerca de 20 vistorias em vias públicas e estabelecimentos. Em alguns casos, os fiscais encontraram aglomerações em vias públicas, além de estabelecimentos em funcionamento fora do horário permitido e descumprindo o limite de ocupação.
A força-tarefa deparou com focos de aglomeração de 5 a 10 pessoas, que consumiam bebidas alcoólicas por ruas de diversos bairros do Município. Contudo, o ponto com o maior número de pessoas aglomeradas foi na Rua Silva Jardim, próximo à Rua do Rosário. Cerca de 100 pessoas circulavam pela via sem máscaras de proteção facial e consumiam bebidas alcoólicas. Ao perceber a chegada da fiscalização, as pessoas começaram a se dispersar. Em abordagens, a força-tarefa passou orientações quanto ao cumprimento dos Decretos Municipal e Estadual e notificou uma distribuidora de bebidas por não cumprir o horário de funcionamento permitido.
Outra local com grande aglomeração foi em via pública na Vila Lídia,Bairro Noal, próximo a uma distribuidora de bebidas, que estava fechada. Cerca de 50 veículos estavam estacionados na rua, e as pessoas circulavam, fora dos carros, sem máscara de proteção facial. Com a chegada da força-tarefa, as pessoas se dispersaram.
Ainda durante as ações de fiscalização pela cidade, outros dois estabelecimentos foram notificados. Um bar, por funcionamento fora do horário permitido e por não obedecer ao limite de ocupação. Já outro bar recebeu notificação por não obedecer ao limite de ocupação e por estar com execução de música ao vivo.
A força-tarefa Municipal é composta pela Guarda Municipal, pela Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), pela Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana (SERU), e pela Vigilância em Saúde com apoio da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC). As equipes vão seguir o serviço intensificado de fiscalização neste sábado (24) e domingo (25).
Contudo, a Prefeitura pede a colaboração de todos neste momento de agravamento da pandemia. Caso algum cidadão testemunhe ações que não estejam de acordo com as normativas, é possível denunciar.
Prefeitura de Santa Maria, por meio da força-tarefa regida pela Fiscalização Municipal Integrada, seguiu as ações de fiscalização na noite deste sábado (24) e na madrugada deste domingo (25) a fim de garantir o cumprimento das normas vigentes durante a pandemia de coronavírus. Os agentes registraram cerca de 20 vistorias, que resultaram em flagrantes de aglomeração e consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, além de uma festa clandestina e um estabelecimento em funcionamento fora do horário permitido.
As vistorias de aglomerações em via pública são a maioria das ocorrências, em que foram registrados grupos de três a até 15 pessoas reunidas. Contudo, dois registros são de grandes aglomerações. Um foi em via pública na Vila Lídia, no Bairro Noal, próximo a uma distribuidora de bebidas, que estava fechada. Cerca de 30 veículos estavam estacionados na rua, e aproximadamente 120 pessoas circulavam fora dos carros sem usar máscara de proteção facial. Com a chegada da força-tarefa, as pessoas se dispersaram.
A outra ocorrência foi na Praça dos Bombeiros, onde cerca de 80 pessoas estavam sem máscara de proteção facial e consumiam bebidas alcoólicas. Com a chegada da equipe da força-tarefa e visualização das viaturas, as pessoas se dispersaram.
Já a festa clandestina ocorreu no estacionamento de um estabelecimento no Passo da Ferreira, no distrito de Boca do Monte, com cerca de 30 pessoas. O responsável pela festa foi identificado e notificado por aglomeração, por não seguir os protocolos de segurança – as pessoas estavam sem máscara de proteção facial – e por perturbação do sossego público. Já a Brigada Militar lavrou Termo Circunstanciado. Em seguida, os agentes da força-tarefa aguardaram as pessoas se dispersarem para assegurar o encerramento da festa.
Além disso, foi constatado que um estabelecimento, no Bairro Nova Santa Marta, estava em funcionamento fora do horário permitido. Não houve registro de aglomeração no local. Contudo, foi gerado auto de infração, e a Brigada Militar lavrou Termo Circunstanciado.
A força-tarefa Municipal é composta pela Guarda Municipal, pela Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), pela Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana (SERU), e pela Vigilância em Saúde com apoio da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC). As equipes vão seguir o trabalho intensificado de fiscalização neste domingo (25).
Superintendência de Comunicação
fonte Prefeitura Municipal de Santa Maria