As escolas da rede estadual de ensino já têm data para retornar as atividades na região. Conforme o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação José Luis Viera Eggres, retomam atividades presenciais na segunda-feira as séries iniciais do Ensino Fundamental. No dia 6 de maio, será a vez das séries finais e, no dia 10 de maio, voltam as atividades para o Ensino Médio, técnico, normal e EJA.
CALENDÁRIO DE RETOMADA
- Série iniciais do Ensino Fundamental - 3 de maio
- Série finais do Ensino Fundamental - 6 de maio
- Ensino Médio, técnico, normal e EJA - 10 de maio
- Até a sexta-feira de tarde, diretores deverão fazer um comunicado para a comunidade escolar passando horários e orientações. É aconselhado que as famílias aguardem a comunicação do diretor de cada escola - explica Eggres.
Escolas que se encontram em condições e pretendem retomar as atividades antes do previsto no calendário, podem o fazer mediante comunicação à 8ª CRE. Até a tarde desta quarta-feira, nenhuma escola havia comunicado o órgão. Da mesma forma, escolas que, excepcionalmente, não tiverem condições de retorno até a data prevista, também devem comunicar a 8ª CRE para que o problema seja resolvido. Conforme Eggres, também não há notícia, até o momento, de uma escola que esteja nesta situação na região.
Todos os alunos terão a oportunidade de retornar às atividades presenciais. Entretanto, para respeitar as medidas de prevenção ao coronavírus, como o distanciamento de 1,5 metros entre classes, a maioria das turmas terá que ser dividida, com parte dos alunos com aulas presenciais e os demais de forma remota, com os grupos se alternando após um período de tempo determinado - a cada semana, por exemplo. Segundo Eggres, a retomada será gradativa, escalonada e alternada.
Entretanto, o retorno é facultativo. O coordenador ressalta que estudantes que optarem por seguir com ensino remoto terão garantidas aulas pelas ferramentas online. Estudantes sem acesso à internet também continuarão a receber os materiais físicos.
- Nós temos um compromisso social muito grande, de entregar para os alunos o que é direito deles, que é frequentar as escolas - ressalta Eggres.
ESCOLAS MUNICIPAIS
Conforme discutido no Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19, ficou definido que, até o dia 10 de maio, a prefeitura vai apresentar o novo calendário para a possível retomada das aulas presenciais. fonte https://diariosm.com.br/