Após o retorno presencial de atividades, pelo menos duas escolas de Santa Maria já tiveram professores com casos positivos para a Covid-19. O Instituto Estadual Padre Caetano, no Bairro Patronato, notificou a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) e a Vigilância Sanitária sobre dois casos de Covid em seu corpo docente. Os testes positivos são do vice-diretor e de uma professora, que estariam com sintomas leves e em isolamento. Em função disso, a escola foi fechada e passou nesta quarta-feira pelo processo de sanitização. As aulas foram suspensas por dois dias, e só devem voltar na próxima semana, dependendo do parecer da vigilância sanitária do município.Segundo José Luís Eggres, coordenador da 8ª CRE, oficialmente são apenas esses dois casos. O Diário tentou contatar a escola Padre Caetano por telefone, porém não obteve retorno.- Nos foi comunicado pela escola que o número é esse, de dois testes positivos. Imediatamente suspendemos as aulas presenciais e a escola contratou a sanitização. Os contaminados vão cumprir o isolamento, pois são sintomas leves. A princípio as aulas estão suspensas por dois dias, porém a escola deve voltar na segunda, dependendo da orientação vigilância sanitária. Oficialmente não há registro de outros casos - explica Eggres.No Colégio Franciscano Sant'Anna, uma professora testou positivo, está assintomática e cumprindo isolamento em casa. Segundo a vice-diretora e supervisora Educacional, Helena Rohde, a escola está cumprindo todas as orientações e determinações do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de Covid-19, aprovado pelo COE Municipal em 2020.
- Reiteramos que o plano foi elaborado com apoio da enfermeira e do médico do trabalho da mantenedora, junto a nossa equipe de profissionais para trazer mais segurança na saúde de todos os envolvidos. A medida (sobre a professora afastada) justifica-se, pois a instituição acompanha a saúde dos trabalhadores e dos alunos constantemente. Por prevenção e seguindo os protocolos de segurança a Covid-19, a turma dessa professora não está tendo aulas presenciais, somente no modo remoto - informa.
O Diário solicitou informações sobre os casos para a prefeitura na manhã desta quarta-feira, mas até as 16h as respostas ainda não haviam chegado. fonte https://diariosm.com.br/