PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura autoriza que 50% dos ônibus circulem sem cobrador em Santa Maria
noticias
Publicado em 21/05/2021

A prefeitura, por meio de um decreto assinado nesta sexta-feira pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), autoriza que 50% dos ônibus urbanos passem a circular sem cobrador em Santa Maria. O documento relata que a medida se faz necessária em função da drástica redução de passageiros no transporte coletivo durante a pandemia e da alta adesão dos usuários à bilhetagem eletrônica, o que representaria dois terços dos pagantes.O diretor da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Edmilson Gabardo, afirma que, mesmo com a redução, não haverá demissões de funcionários.

- Agora, com a pandemia, é possível a suspensão dos contratos de trabalho de acordo com a legislação federal. Não vai ter demissão. É um período de experimento durante a pandemia, mas essa é uma tendência mundial. Na maioria dos lugares, já não se tem mais o cobrador - justifica.O presidente do Sitracover, sindicato que representa os trabalhadores do transporte coletivo, Rogério da Costa, diz que não foi consultado para a tomada de decisão e ficou sabendo do decreto pela reportagem do Diário. Ele critica a falta de diálogo com a prefeitura e as empresas:

- O que nos pegou de surpresa é que sempre deixamos um canal aberto de conversação e, neste momento, ele (prefeito) está cortando a categoria sem, no mínimo, conversar. Ontem (quinta-feira), eu estava com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, e ele não falou nada. Então, nos pega de surpresa - afirma Costa.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura e aguarda um posicionamento sobre a medida.

Há algumas semanas, ônibus de diferentes linhas da cidade já operavam sem a presença de cobrador. Com o decreto, o motorista será responsável pela cobrança de quem paga em dinheiro e pela liberação da roleta, no caso do uso do bilhete eletrônico.  fonte https://diariosm.com.br/

Comentários