PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O CICLONE QUE TRAZ O VENTO Sistema provoca rajadas de vento forte em Buenos Aires, no Uruguai e Rio Grande do Sul neste fim de semana
23/05/2021 14:48 em tempo

Ciclone extratropical que era previsto pela MetSul é responsável pelo forte vento deste domingo no Rio Grande do Sul. O domingo de Grenal de final do Campeonato Gaúcho é de tempo ventoso em quase todo o Estado com rajadas por vezes fortes a intensas em diversas cidades, notadamente no Sul e no Leste gaúcho.

Em Porto Alegre, as rajadas na cidade durante a madrugada, a manhã e o começo da tarde de hoje oscilavam entre 50 km/h e 70 km/h nos diferentes pontos da Capital. Rio Grande teve rajadas de 70 km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia. O porto de Rio Grande do Sul está fechado em razão das condições meteorológicas por vento forte e o mar agitado com aviso de impraticável.

Campo de vento forte do ciclone extratropical é extenso e atinge da Argentina ao Sul do Brasil | Zoom Earth

A imagem de satélite do meio-dia de hoje mostrava o ciclone extratropical responsável pelo vento como uma enorme espiral de nuvens entre Buenos Aires, o Uruguai e o Rio Grande do Sul. O centro do ciclone estava sobre o Oceano Atlântico a Leste de Montevidéu e a Sudeste do Chuí com pressão atmosférica mínima central de 990 hPa. A circulação de nuvens do vórtice ciclônico cobria de nebulosidade a maior parte do estado gaúcho com céu nublado a encoberto em Porto Alegre e a maioria das cidades gaúchas.

O forte vento acompanha o ingresso de uma massa de ar frio que é impulsionada pelo ciclone para o Sul do Brasil. Com as nuvens da circulação ciclônica muitos municípios do Estado tinham apenas entre 10ºC e 13ºC ao meio-dia deste domingo com marcas até abaixo de 10ºC em algumas cidades. O vento reforça a sensação de frio com a ausência de sol e a temperatura baixa.

FORÇA DO VENTO DO CICLONE 

O vento, na maior parte do Estado, fica entre 40 km/h e 60 km/h. O vento é mais forte ainda nas próximas horas no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, regiões que incluem Pelotas, Rio Grande, a faixa costeira e Porto Alegre. No Sul gaúcho e na área da Lagoa dos Patos não são afastadas rajadas, em média, de 80 km/h a 90 km/h e isoladamente superiores. Já na Capital, o vento deve seguir com rajadas, em média, entre 60 km/h e 80 km/h até meados da tarde, mas com rajadas superiores em alguns locais por conta da topografia (morros e o Norte da Lagos dos Patos).

O vento forte a intenso do ciclone pode trazer queda de árvores e postes, cortes de energia, alguns destelhamentos e outros transtornos principalmente no Sul gaúcho. Já em áreas mais ao Norte da faixa Leste do Estado o risco de transtornos diminui pela maior distância do vórtice do sistema.

QUANDO DIMINUI O VENTO DO CICLONE?

O restante deste domingo ainda será ventoso. A tendência é o vento diminuir à noite e na próxima madrugada, exceto no Sul gaúcho, com rajadas mais esporádicas. A próxima madrugada em Porto Alegre e outras cidades não será tão ventosa quanto foi a de hoje.A segunda-feira, entretanto, ainda será ventosa no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul com o vento voltando a ganha força no decorrer da manhã e enfraquecendo bastante a partir do fim de tarde. fonte https://metsul.com/

COMENTÁRIOS