PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Manifestantes fazem ato contra governo federal e a favor da vacina em Santa Maria
29/05/2021 21:29 em noticias

As manifestações contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ocorreram em diversas partes do país neste sábado. Em Santa Maria, o ato começou na Praça Saldanha Marinho. Os manifestantes percorreram as ruas centrais da cidade protestando contra os governos federal, estadual e municipal e a favor de causas como a ampliação da vacinação contra a Covid-19, a valorização da educação e da saúde e a defesa do auxílio emergencial. Organizado por diversas entidades, como a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), Associação dos Servidores da UFSM (Assufsm), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Diretório Central dos Estudantes (DCE),a concentração começou por volta das 10h na praça. Enquanto os manifestantes carregavam cartazes, panfletos e bandeiras, também distribuíam, de forma gratuita, máscara de proteção PFF2, álcool em gel e pediam que as pessoas respeitassem o distanciamento.- Essa mobilização de construção nacional tem o intuito de retomar a volta às ruas no sentido de conseguir mobilizar a população para esse momento catastrófico que estamos enfrentando. A gente percebe que em mais de um ano de pandemia, não foram aplicadas medidas efetivas de combate, pelo contrário, foram incentivados métodos que foram comprovados cientificamente que não tinham eficácia - explica Luiz Eduardo Boneti, 21 anos, do DCE da UFSM.Por volta das 11h, lideranças partidárias, sindicais e de movimentos sociais fizeram falas em um carro de som, estacionado na Rua Venâncio Aires. Pouco depois do meio-dia, o grupo saiu em marcha pela Avenida Rio Branco e as ruas do Acampamento, José Bonifácio, Riachuelo e Angêlo Uglione, até voltar à praça, trajeto que durou cerca de uma hora.

Durante a caminhada, que foi pacífica, as vias ficaram bloqueadas. Quem passava, tanto pedestres quanto motoristas, manifestava-se a favor ou contra o ato, com gritos e buzinas. 

- Nós estamos aqui pelas vidas perdidas, pelas vidas ceifadas por esse descaso do governo, por essa incompetência, pela falta de vacina - comenta a aposentada Mara Rúbia Alves da Silva, 62 anos.O ato também protestava pelas 459.045 vidas perdidas em decorrência da Covid-19 em todo o país. A cirurgiã-dentista Maria Helena Zanella, 63 anos, participava da manifestação carregando um balão branco, com o número de mortes e o nome de um amigo que perdeu para o coronavírus:

- Eu vim em homenagem a um grande amigo da família, o Marcelo, que faleceu ontem pela Covid-19. Também pela vida, pela ciência, pelo SUS, pela educação. Eu vejo que esse governo está muito despreocupado com tudo isso - afirma Maria Helena. Durante a tarde, a organização percorre as principais ruas do Bairro Nova Santa Marta, em uma caminhada também contra o governo federal. fonte https://diariosm.com.br/

COMENTÁRIOS