Na tentativa de conter o avanço do coronavírus, a Associação de Municípios da Região Central (AM Centro) divulgou, na tarde desta sexta-feira (11), o Plano de Ação Regional, conforme o Sistema 3As de Monitoramento, proposto pelo governo do Estado. O documento atualiza restrições voltadas para setores econômicos a serem adotadas por todos os municípios da região. As medidas passam a vigorar a partir desta segunda-feira (14).
“Apesar de os municípios da AM Centro possuírem grandes diferenças econômicas e sociais, todos os prefeitos e seus representantes concordam que estamos vivendo em um ambiente de alta contaminação, o que provoca grande índice de ocupação de leitos. Para isso, ações que procurem o equilíbrio entre as atividades da população e as atividades econômicas se tornam mais do que necessárias. Neste momento, informações técnicas apontam setores com graus de maior risco, e são nesses que as ações se tornam pontuais”, explica o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk.
Conforme o documento, até este domingo (13), bares e restaurantes podem permitir a entrada do público até as 22h, com permanência até as 23h. Já a partir da próxima segunda-feira (14), a entrada do público até as 21h, encerrando as atividades as 23h. A música ao vivo nos locais permanece vetada. Além disso, para eventos em ambientes abertos ou fechados, a lotação máxima é de 30 pessoas.
Contudo, seguem em vigência as demais restrições. As atividades de comércio não essencial podem funcionar de segunda a sábado até as 21h. As atividades físicas em academias, clubes, centros de treinamento, piscinas, quadras e similares se darão de segunda a sexta-feira, até as 22h. Já rodeios e atividades similares, bem como feiras, exposições, congressos e similares seguem vedados.
Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria