Em decorrência da suspeita de dois casos da variante delta (com origem na Índia) no Estado e a quantidade de doses de vacinas Astrazeneca reservadas no Estado para a segunda dose, a Secretaria Estadual da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) definiram a antecipação de 12 para 10 semanas o intervalo entre as doses da vacina contra a Covid-19 dos fabricantes Astrazeneca e Pfizer. A confirmação ocorreu nesta segunda-feira (12).
Em função disso, a Prefeitura de Santa Maria está reavaliando o calendário para a aplicação da segunda dose, que será válido a partir do próximo dia 19. Até o fim desta semana, serão divulgadas as novas datas para aquelas pessoas que terão de completar o ciclo vacinal. Por isso, esse público deve ficar atento aos veículos oficiais de comunicação a fim de receber as informações corretamente.
O objetivo é garantir melhor resposta imune para essa nova variante, uma vez que apenas uma dose é pouco efetiva. A decisão foi tomada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), levando em consideração que o Estado tem 687.105 doses da Astrazeneca para serem distribuídas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e aos municípios nos próximos dias. Quanto a Pfizer, o adiantamento da aplicação não trará impacto neste momento, uma vez que não há remessas com prazo para dose 2 até o início de agosto.
Todas as remessas daqui para frente que o Estado receber dessas duas fabricantes utilizarão o intervalo de 10 semanas. De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, este intervalo diminui individualmente a proteção contra a doença, mas é efetiva para interromper uma possível circulação da variante delta. As próximas remessas que chegarem ao Estado deverão ficar reservadas para garantir o tempo de aplicação da segunda dose dentro do prazo.
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria População vacinada com uma dose deve ficar atenta aos veículos oficiais de comunicação sobre o novo calendário