PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SAÚDE Sequelas do maldito vírus Fadiga, disfunção sexual e perda de memória: mais de 200 sintomas de covid -19 são identificados
18/07/2021 21:57 em saude
SAÚDE
Sequelas do maldito vírus
Fadiga, disfunção sexual e perda de memória: mais de 200 sintomas de covid -19 são identificados
Estudo elencou os sinais reportados por pacientes que foram contaminados pelo coronavírus; a minoria ficou completamente recuperada
Coceira na pele, alterações no ciclo menstrual, disfunção sexual, perda de memória e alucinações visuais estão no rol dos mais de 200 sintomas de covid longa, efeitos de longo prazo da covid-19, identificados pelos pesquisadores. Esses e outros sinais fazem parte do quadro cada vez mais frequente relatado por pacientes após o período de infecção pelo coronavírus.
Publicado no EClinicalMedicine, do periódico The Lancet, o estudo reúne informações de 3.762 participantes, de 56 países. Os dados coletados apontaram 203 sintomas de covid longa, observados em 10 sistemas (leia abaixo). Os mais comuns foram fadiga, mal-estar pós-esforço e disfunção cognitiva, chamada de névoa cerebral.
Além disso, o trabalho mostrou que o tempo de recuperação de mais de 91% dos pacientes excedeu 35 semanas; 96% dos participantes reportaram que os sintomas foram além de 90 dias; 65% experienciaram os sinais por, pelo menos, 180 dias e apenas 233 se recuperaram completamente.
Esses resultados reforçam a importância do acompanhamento de pacientes que tiveram covid-19, dizem os autores do trabalho. Os pesquisadores defendem também que a avaliação seja ampliada para incluir sintomas neuropsiquiátricos, neurológicos e de intolerância à atividade.
— Embora se tenha discutido a covid longa, há poucos estudos sistemáticos investigando essa população, portanto, se sabe relativamente pouco sobre a gama de sintomas e sua progressão ao longo do tempo. Nesta abordagem, recorremos diretamente a esses pacientes para estabelecer uma base de evidências para investigação médica, melhoria do atendimento e defesa desse público — falou Athena Akrami, uma das pesquisadoras envolvidas no trabalho.
Categorias dos sintomas
Sistêmicos:
Fadiga
Fraqueza
Suor e rubor
Mal-estar após esforço
Neuropsiquiátricos:
Problemas de memória
Função cognitiva
Alterações no sono
Dores de cabeça
Alucinações
Fala e linguagem
Sinais do sistema motor
Cardiovasculares:
Frequência cardíaca
Palpitações
Pressão sanguínea
Dor/ queimação no peito
Dermatológicos:
Coceira
Erupções
Mudanças na pele e unhas
Gastrointestinais:
Intestino hiperativo
Sinais relacionados ao apetite
Pulmonares e respiratórios:
Tosse
Espirros
Problemas relacionados à saturação
Cabeça, ouvidos, olhos, nariz e garganta:
Diversos sintomas relacionados aos órgãos, incluindo paralisia facial e dormência
Tratos reprodutivo, urinário e endócrino:
Problemas relacionados à menstruação
Problemas relacionados à função reprodutiva masculina
Sinais relacionados à sede e função urinária
Alta e baixa de glicose no sangue
Imunológico/ autoimune:
Respostas imunológicas novas e mais intensas
Musculoesqueléticas:
Aperto no peito
Dores em todo o sistema musculoesquelético
Da Gaúcha ZH.
COMENTÁRIOS