Na última segunda-feira, 11 de outubro, um vídeo gravado na Unidade de Saúde e Pronto Atendimento (UPA) de Cachoeira do Sul, gerou grande repercussão, onde aparece uma paciente caída no chão aguardando por atendimento. À pedido da comunidade, o vereador Magaiver Dias (PSDB), esteve no local na manhã desta quarta-feira, 13, para conversar com a coordenadora com o objetivo de buscar esclarecimentos sobre o fato.
Conforme as informações obtidas pelo parlamentar, a paciente que aparece caída no vídeo já realiza um tratamento contínuo na UPA, e a demora para que fosse prestado o atendimento se deu devido a equipe técnica de enfermeiros estar atendendo um outro paciente que se encontrava em crise de surto no local. A paciente estava acompanhada de um familiar, que após a queda procurou auxílio de uma enfermeira para prestar o devido atendimento.
Segundo informações da UPA, na última segunda-feira, foram realizados 165 atendimentos na unidade, devido aos postos de saúde do município se encontrarem fechados em virtude do feriado, fator que ocasionou uma pequena demora para o atendimento dos demais pacientes que se manifestaram durante o vídeo.
"Conversei com a coordenadora Michele, e entendi a situação exposta por ela sobre o ocorrido. Na tarde de hoje, ela estará presente em reunião do Conselho Municipal de Saúde para prestar esclarecimentos sobre o fato. A UPA trabalha com uma grande transparência para com a comunidade, busquei verificar todo o contexto do ocorrido para que também pudesse trazer maiores informações a cerca de 40 pessoas que me procuraram nas últimas 24 horas", destacou Magaiver.