O governo estadual informou nesta segunda-feira (10) que a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul começará simultaneamente no próximo dia 19 em todos os municípios gaúchos. E a Prefeitura de Santa Maria abriu um pré-cadastro que os pais ou responsáveis devem preencher. Crianças com comorbidades serão as primeiras a serem vacinadas.
A decisão do governo gaúcho saiu em uma reunião realizada com gestores municipais para a definição do cronograma de vacinação contra o coronavírus.
Crianças com comorbidades serão as primeiras
Esse cronograma seguirá o que vem sendo feito desde o início da campanha de vacinação, com a vacinação de 96.427 meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma. Também estão nessa lista os imunossuprimidos.
Depois desse grupo, outras 826.747 crianças sem comorbidades serão vacinadas. Pelo cronograma acertado, a imunização das crianças sem comorbidade também poderá começar neste mês, com a primeira dose sendo aplicada para quem tem 11 anos de idade.Vacinação começará em todas as cidades gaúchas ao mesmo tempo/Foto: Divulgação
Crianças indígenas (3.911) e quilombolas (1.1248) serão vacinadas conforme orientação futura do Ministério da Saúde, com doses destinadas a esse público.
Crianças de 10 e 9 anos ficam para fevereiro
Em fevereiro, deverá inicia a vacinação dos meninos e meninas de 10 e de 9 anos. Em março, será a vez daquelas com 8 anos. Para as outras idades, a Secretaria da Saúde aguarda a previsão de pelo Ministério da Saúde.
O primeiro lote, com 1,248 milhão de doses, está previsto para chegar ao Estado na próxima quinta-feira (13). Outros dois lotes com a mesma quantidade devem ser entregues nos dias 20 e 27.A aplicação deverá ser realizada em sala exclusiva, com um espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Eventos adversos após a vacinação devem ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde.
Brasil receberá primeiras doses na quinta
Segundo informações do Ministério da Saúde, a primeira remessa de doses deve chegar ao Brasil na quinta-feira (13) e distribuídas aos Estados na sexta-feira.
Durante o final de semana, equipes da Secretaria Estadual de Saúde irão realizar a separação das doses que serão distribuídas nos dias 17 par as regiões. Neste período, os municípios trabalharão na estruturação das salas de vacinas para garantir a segurança das crianças e familiares.
O Plano de Operacionalização da Vacinação de Crianças de 5 a 11 anos também foi apresentado no Centro de Operações de Emergências em Saúde. O documento será publicado no site da SES nesta terça-feira (11).
Pré-cadastro em Santa Maria
Em Santa Maria, a Prefeitura informa que pais e responsáveis já podem realizar o pré-cadastro de crianças de 5 a 11 anos para receber a vacina contra a Covid-19.O pré-cadastro estará disponível até domingo (16). Para realizar o cadastro, basta entrar na Área do Usuário, criar um login (se o cidadão ainda não tiver) e clicar na opção correspondente.
Na plataforma, são colocados dados como nome completo e data de nascimento da criança, nome da mãe, unidade de saúde de preferência para receber a vacina e endereço.
Informações para melhorar logística
O secretário de Saúde de Santa Maria,Guilherme Ribas, explica que o pré-cadastro não garante o agendamento para aplicação da vacina, mas facilita que a Prefeitura consiga organizar as estruturas que serão mais demandadas.
“Entre os nossos objetivos, está saber o local de preferência para vacinação, qual unidade tem mais interesse e, também, identificar uma estimativa de público-alvo que tem interesse em, futuramente, realizar a vacinação. afirma o secretário municipal de Saúde de Santa Maria.
Desta forma, a Prefeitura de Santa Maria conseguirá mapear o número de crianças que devem receber a imunização e os locais onde moram as famílias interessadas na vacina para esse público de 5 a 11 anos. Com as informações, a Secretaria Municipal de Saúde montará a logística de aplicação das doses.
(Com informações do governo do RS e da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria) FONTE José Mauro Batista https://paralelo29.com/