PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura promove o Dia D da Multivacinação neste sábado (20) em 22 postos de saúde do Município
20/08/2022 09:52 em saude

O Dia D da Multivacinação ocorre neste sábado (20), das 10h às 16h, em 22 postos de saúde de Santa Maria. A iniciativa promovida no Município pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, é do Ministério da Saúde e integra a Campanha Nacional de Multivacinação de 2022. A ação é destinada para crianças e adolescentes até 15 anos com a intenção de prevenir e controlar as doenças na população. Também serão aplicadas doses de imunizantes pediátricos contra a Covid-19. Todas as vacinas estão disponíveis, conforme a faixa etária indicada no Calendário Nacional de Vacinação.

A prioridade é prevenir a poliomielite na faixa etária de 1 ano a 5 anos incompletos, mas outras vacinas estão à disposição para que a caderneta seja atualizada (veja lista abaixo). A intenção é reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de 3 anos.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980. Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Apesar de este sábado ser o Dia D da Multivacinação, a campanha segue até 9 de setembro nos postos de saúde. Além disso, as doses estão disponíveis nas unidades de saúde nos demais dias da semana. A recomendação é para que os usuários verifiquem, junto às unidades de suas referências, os dias e horários de vacinação

TURNOS ESTENDIDOS
Três unidades de saúde contam com turnos estendidos durante a semana. Às segundas-feiras, a sala de vacinas da UBS Itararé (Rua Assis Brasil, 400, Bairro Itararé) está aberta das 17h às 19h30min. Já nas segundas e quintas-feiras, o turno estendido é na UBS Wilson Paulo Noal (Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Camobi), das 17h às 19h30min. Às quartas-feiras, o turno estendido ocorre na UBS Walter Aita (Rua Luiz Petry, Cohab Fernando Ferrari, Camobi), das 17h às 19h30min.

POLIOMIELITE
Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de 5 anos, sendo mais de 14,3 milhões de pessoas no país, sendo que as crianças menores de 1 ano devem ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

IMUNIZANTES DISPONÍVEIS*:
- Poliomielite
- Hepatites A e B 
- Varicela
- Influenza
- Meningocócica C
- Meningocócica ACWY
- HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)
- BCG
- Febre amarela
- Tríplice viral
- Tríplice bacteriana
- Pneumocócica 10 valente
- Pentavalente (DTP/Hib/Hep B)
- VRH (Vacina Rotavírus Humano)
- VOP (Vacina Oral Poliomielite)
- Covid-19
- VIP (Vacina Inativada Poliomielite)

*Todas as vacinas estão disponíveis, conforme a faixa etária indicada no Calendário Nacional de Vacinação.

UNIDADES ABERTAS NO DIA D
- Vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação e doses contra a Covid-19
- Para crianças e adolescentes até 15 anos
- Neste sábado (20), das 10h às 16h
- Locais:
Unidades Básicas de Saúde (UBS) 
– Equipe de Atenção Primária (eAP) Waldir Mozzaquatro
– Ruben Noal
– José Erasmo Crossetti
– Floriano Rocha
– Dom Antônio Reis
– eAP Walter Aita
– Kennedy
– Wilson Paulo Noal
– Oneyde de Carvalho
– Centro Social Urbano
– Passo Das Tropas

Unidades Estratégia Saúde da Família (ESF)
– Roberto Binato
– São Francisco
– Lídia
– Victor Hoffmann
– São José
– Urlândia 
– Bela União 
– Santos 
– Pains

Unidades Distritais
– Santo Antão

Unidade Móvel de Saúde
– Estação Ventos (somente gotinha contra Poliomielite, Covid-19 e gripe)

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) / Arquivo / Prefeitura

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE