PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
COVID 19 VOLTA A SOMBRAR Governo do RS pede reforço no uso de máscara e vacinação frente ao aumento de casos de Covid-19
14/11/2022 14:23 em saude

Com o aumento de casos de Covid-19, a identificação da subvariante BQ.1 da ômicron no Rio Grande do Sul e os baixos índices de cobertura vacinal das doses de reforço, o Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento a Pandemia Covid-19 do governo do Estado emitiu nesta sexta-feira uma Nota Técnica com alerta e recomendações à população, com o reforço do uso de máscaras, da vacinação e a ampliação da testagem.

O documento sintetiza as orientações à população em geral e à gestão pública em cinco itens: recomenda que pessoas com sintomas respiratórios utilizem máscaras de proteção facial e que evitem locais fechados e com aglomerações de pessoas; reforça a orientação de uso de máscaras de proteção facial em locais com baixa ventilação e/ou riscos de aglomeração; reforça a importância das vacinas atuais e das campanhas de vacinação contra a Covid-19, incluindo as doses de reforço; enfatiza que o ato de vacinar-se é importante para proteção de todas as pessoas da sua convivência; sugere reforçar e ampliar a testagem na manifestação de quaisquer sintomas gripais, bem como o isolamento e a intensificação da vigilância genômica.

O Comitê destaca que variante ômicron tem se diversificado, gerando novas sub-linhagens e elevando o número de casos de Covid-19 em diferentes partes do mundo. A Nnota também ressalta que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas atuais contra Covid-19 devem seguir protegendo contra a doença e suas formas mais graves provocadas pela infecção por essas novas variantes.

Cobertura vacinal 

Mais de 3 milhões de gaúchos estão em atraso com a primeira dose de reforço contra a Covid-19, equivalente à terceira dose, segundo o painel de Acompanhamento Vacinal da SES. Na quinta-feira, após a reunião do Gabinete de Crise que definiu o estado de atenção contra a subvariante BQ.1, a secretária de Saúde, Arita Bergmann, reforçou a importância da vacinação. “O Rio Grande do Sul precisa se mobilizar para que a população volte às unidades de saúde”, afirmou.

Fonte: Correio do povo

COMENTÁRIOS