PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
URGENTE ALERTA Prefeitura confirma 28 casos de dengue no município e promove pulverização de residências nos bairros JK, Boi Morto e Itararé
24/03/2023 10:52 em saude
ALERTA
Prefeitura confirma 28 casos de dengue no município e promove pulverização de residências nos bairros JK, Boi Morto e Itararé
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, está em constante alerta e trabalha no combate e prevenção à dengue no Município. Até esta quinta-feira (23), em Santa Maria, já haviam sido confirmados 28 casos positivos da doença viral - o Boletim Epidemiológico da dengue (confira link bem abaixo), publicado no site da Prefeitura, será atualizado nesta sexta-feira (24), como ocorre semanalmente, pois há dados que ainda estão sendo compilados. Ainda nesta quinta, uma equipe da Vigilância em Saúde realizou orientações e solicitou a autorização de moradores para pulverizar residências nos bairros Juscelino Kubitschek, Boi Morto e Itararé.
Diante do número de casos já existentes em Santa Maria, o superintendente de Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, reforça que as equipes estão intensificando as vistorias nos bairros onde há incidência de casos suspeitos ou confirmados informados. As vistorias têm o objetivo de identificar possíveis focos de Aedes aegypti (o mosquito transmissor da dengue), orientar sobre formas de prevenção, eliminar água parada (remoção mecânica) e fazer tratamento químico em focos com larva ou mosquito (larvicida, pulverizações).
Para combater a proliferação da dengue, principalmente nos bairros onde há casos de pessoas com o vírus, a Secretaria de Saúde prevê uma ação de pulverização nesta sexta-feira (24) se a condição climática permitir. A pulverização tem por objetivo eliminar focos de criadouros do mosquito.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta, superior a 38°C;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo
Texto: Diniana Rubin
Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura
COMENTÁRIOS