Frente fria chegou ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, trazendo chuva e vento com queda de temperatura. Parte do estado, contudo, ainda não sofre a influência do sistema frontal e ainda segue com tempo muito quente para esta época do ano depois de uma tarde de forte calor. As máximas oficiais na rede do Instituto Nacional de Meteorologia nesta quarta chegaram a 35,3ºC em Teutônia, 34,7ºC em Campo Bom e Rio Pardo, e 34,0ºC em Santa Maria. Em Porto Alegre, as estações oficiais do órgão apontaram 33,8ºC no Jardim Botânico (zona Leste) e 32,2ºC em Belém Novo (zona Sul).
No interior, as estações automáticas particulares indicaram máximas de 35,6ºC em Lajeado, 35,3ºC em Teutônia, 35,2ºC em Rio Pardo, 34,9ºC em Colinas, 34,8ºC em Feliz, 34,7ºC em Santa Cruz do Sul, 34,4ºC em Minas do Leão, e 34,2ºC em Porto Xavier e Venâncio Aires. Na Grande Porto Alegre, além dos 34,7ºC de Campo Bom, as máximas nesta quarta foram de 35,1ºC em Parobé, 34,4ºC em São Leopoldo, 34,1ºC em Canoas (Estância Velha), 34,0ºC em Nova Santa Rita e 33,8ºC em Gravataí.
Embora as máximas muitíssimos elevadas para esta época do ano, não houve registros de marcas históricas. Em Campo Bom, por exemplo, o recorde de temperatura máxima de abril desde o começo das medições em 1984 é de 37,2ºC em 2016. O forte calor acabou por induzir a formação de áreas de instabilidade pré-frontais com chuva isolada, inclusive em pontos de Porto Alegre e da região metropolitana. As nuvens carregadas que trouxeram a chuva acabaram por gerar vento e houve queda de temperatura. Na capital, a temperatura que era de 33,8ºC entre 13h e 14h caiu para 26,9ºC às 15h.
A chegada da frente fria trouxe chuva mais para pontos do Oeste e do Sul, e de forma muito irregular e sem altos volumes, como antecipava a MetSul Meteorologia. A precipitação até o fim da tarde desta quarta somava 20 mm em Arroio Grande, 19 mm em Jaguarão, 16 mm em Bagé, 13 mm em Pedro Osório, e 7 mm em Rio Grande e Capão do Leão. A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia em Bagé chegou a reportar rajadas de vento de 122 km/h, entretanto na estação do Aeroporto Comandante Kramer não houve vento forte. Os bombeiros de Bagé disseram à MetSul não ter atendido nenhuma ocorrência por vento forte, como corte de árvores ou queda de galhos.
À medida que a frente fria avança para o Norte, a instabilidade vai aumentar e atingir mais localidades do Rio Grande do Sul nas próximas horas. O Oeste gaúcho terá chuva nesta noite que avançará para o Centro do estado, parte da Metade Sul e da Metade Norte. Esta quinta no Rio Grande do Sul será de muitas nuvens, mas o sol deve chegar a aparecer em alguns municípios, especialmente no Norte, onde a chuva chega mais tarde, e em pontos do Oeste e do Sul, onde o tempo deve começar a melhorar. Chove na maioria das regiões, mas as precipitações devem ser irregulares e, no geral, com baixos volumes. No fim da tarde e à noite cresce o risco de chuva localmente forte e de temporais isolados no Noroeste e no Norte do estado. Ar mais frio avança e a temperatura nesta quinta será significativamente menor que hoje, mas no Médio e Alto Uruguai o dia ainda será abafado. O vento sopra por vezes moderado com ocasionais rajadas, trazendo sensação de frio.
As temperaturas à tarde vão estar 10ºC a 15ºC abaixo das marcas da tarde de hoje na maioria dos municípios. Em Porto Alegre, por exemplo, a máxima hoje chegou a 33,8ºC, contudo nesta quinta a temperatura deve estar em torno de 20ºC a 22ºC durante a tarde. Algumas cidades dos vales que hoje tiveram até 35ºC à tarde vão registrar 18ºC a 20ºC amanhã à tarde.
As mínimas em muitas cidades ocorrerão no final da quinta-feira. O dia vai terminar com frio em cidades do Sul e da Campanha com marcas às 21h ao redor de 12ºC a 13ºC em algumas cidades e até menores na Serra do Sudeste pelo efeito da altitude. A massa de ar frio que avança na retaguarda da frente fria vai garantir uma longa sequência de dias de temperatura amena a agradável no Rio Grande do Sul,, instalando de fato o outono no estado gaúcho e colocando um ponto final no verão quase sem fim. O efeito desta massa de ar frio deve ser maior no Sul que no Norte gaúcho, uma vez que não se trata de incursão de ar frio de maior intensidade. Como efeito, o Norte e o Nordeste gaúcho ainda devem ter momentos de instabilidade. Na semana que vem, contudo, ingressa ar mais frio que vai prolongar o período ameno e trazer algumas noites muito frias para abril.
·
A seguir