PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CHUVA AVANÇA NESTA SEXTA-FEIRA E SERÁ LOCALMENTE FORTE COM TEMPORAIS
07/03/2024 22:42 em noticias

Tempo já começou a mudar no Sul do Brasil nesta quinta-feira, mas a grande mudança se projeta para esta sexta-feira, alerta a MetSul Meteorologia. Isso porque a instabilidade deve afetar grande parte do Sul do país com chuva em muitas áreas e que será localmente forte a intensa com temporais isolados no começo de um episódio de instabilidade de dias. A chuva, formada por ar quente e úmido, já atingiu na tarde e começo de noite desta quinta-feira pontos da Metade Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Choveu muito forte na tarde de hoje em pontos do Noroeste do Rio Grande do Sul. Em Santo Augusto, no Noroeste gaúcho, por exemplo, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou 70 mm em apenas três horas. Perto dali, Palmeiras das Missões anotou 25 mm em apenas uma hora.

O que ocorreu hoje à tarde em pontos do Noroeste gaúcho é apenas uma prévia do que a MetSul Meteorologia projeta para esta sexta-feira e o sábado, quando intensas áreas de instabilidade vão atingir a Argentina, o Uruguai e o Sul do Brasil com chuva localmente forte a intensa com altos volumes e ainda temporais isolados. No Rio Grande do Sul, a nebulosidade aumenta muito nesta sexta com predomínio de céu nublado a encoberto, embora o sol deva aparecer por algumas horas em parte do estado. A chuva, que já alcança algumas regiões na madrugada, toma conta do território gaúcho no decorrer do dia

Alerta-se para o alto risco de chuva forte a intensa com altos volumes em curto período em pontos localizados da geografia gaúcha. Há chance ainda, de acordo com a nossa avaliação, de temporais localizados com raios e vento forte.

O alerta divulgado pela MetSul de risco de tempo severo é válido para os três estados da Região Sul. Serão dois dias com alta probabilidade de tempo severo na região. Esta sexta e amanhã terão elevado risco de formação de tempestades que, isoladamente, podem ser fortes a severas, com possibilidade de transtornos e danos em diferentes localidades, seja por chuva volumosa em curto período ou vendavais. É fundamental destacar dois aspectos deste evento de instabilidade. Primeiro, a situação sinótica é menos grave e diferente daquela que levou aos temporais muito intenso de 16 de janeiro deste ano, embora possam ocorrer tempestades com vendavais. Temporais como o de 16 de janeiro em Porto Alegre não ocorrem com frequência, apesar de temporais serem normais no clima gaúcho. Segundo, haverá tempestades isoladas no Sul do Brasil entre esta sexta e sábado, mas nem todas as cidades serão afetadas.

Apesar de que chuva forte e temporais possam ocorrer entre a madrugada e de manhã nos dois dias, a probabilidade maior de instabilidade forte se dará da tarde para a noite tanto nesta sexta como no sábado, uma vez que o aquecimento diurno forma nuvens mais carregadas. Os maiores acumulados devem se dar nas Metades Oeste, Centro e na Metade Norte do estado com volumes acima de 50 mm em muitas cidades e acumulados pontuais até de 100 mm a 150 mm. O mapa mostra a última projeção de chuva do modelo WRF para 72h a partir dos dados das 12Z de hoje.

Cenário muito provável é de chuva localmente forte a intensa, acompanhada ou não de temporal, que poderá trazer volumes altos em curtos períodos, o que poderá resultar em alagamentos. A atmosfera vai estar muito propícia a temporais isolados com vendavais, não se descartando rajadas perto e acima de 100 km/h em algumas cidades, em particular da tarde para a noite de sábado. Logo, podem ocorrer danos e transtornos, tais como queda de árvores, destelhamentos, colapso de estruturas e falta de energia elétrica.

fonte MetSul Meteorologia

COMENTÁRIOS