PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
NOVA ONDA POLAR AVANÇA PARA O BRASIL COM MUITOS DIAS DE FRIO A CAMINHO
noticias
Publicado em 05/07/2024
Rádio Web Região Oeste de Santa Maria rs Leandro Marques trazendo informação da previsão do tempo para RS
NOVA ONDA POLAR AVANÇA PARA O BRASIL COM MUITOS DIAS DE FRIO A CAMINHO
Sequência de incursões de ar frio prossegue e nova massa de ar polar avança para o Sul do Brasil. Centro-Oeste e Sudeste terão queda de temperatura.
Por : Metsul Meteorologia
Uma nova onda polar avança para o Brasil e trará queda de temperatura no Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil entre o final desta semana e o começo da próxima, outra vez castigando o Rio Grande do Sul com maior intensidade e provocando formação de geada.
Os mapas do modelo europeu mostram a projeção de anomalia de temperatura (desvio da média) no nível de 850 hPa (equivalente a 1500 metros de altitude) para as tardes de hoje, amanhã, sábado, domingo, segunda e terça-feira da semana que vem.
Como se observa no mapa, ar mais frio avança para o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã, mas a parte mais intensa do ar polar chega ao Sul do Brasil e avança para o Sudeste e o Centro-Oeste do território brasileiro no começo da semana que vem. Já faz frio hoje em parte do Rio Grande do Sul, especialmente no Centro, Sul e o Leste do estado, mas a tendência é esfriar mais nesta sexta-feira e no sábado com as menores temperaturas no começo da semana que vem.
Em Santa Catarina, o frio se instala a partir do sábado na maior parte do estado com noites e tardes frias, com previsão de temperaturas ainda menores no decorrer da semana que vem. Já no Paraná, a tendência é de resfriamento menor com queda de temperatura que deve ser mais pronunciada a partir do domingo no Oeste e na segunda-feira mais a Leste do estado, na área da capital Curitiba.
Por sua vez, no Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, a expectativa é de calor até o domingo, mas entre segunda-feira e terça esfria e a previsão é de vários dias com chuva e temperatura baixa na próxima semana. Em São Paulo, o impacto do ar frio não será significativo.
A temperatura se manterá em valores acima da média até o domingo, especialmente nas máximas, mas entre segunda e terça chega o ar frio com queda de temperatura. A tarde da terça-feira tende a ser fria na capital paulista, voltando a aquecer entre quarta e quinta da semana que vem com previsão de chuva para a cidade de São Paulo entre terça e quarta.
NÃO FARÁ FRIO INTENSO GENERALIZADO COMO NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA
O Rio Grande do Sul será o estado mais impactado por esta nova incursão de ar frio de origem polar, mas o prognóstico da MetSul Meteorologia não indica frio generalizado tão intenso quanto o do último fim de semana e o começo desta semana, quando o estado chegou a ter três dias seguidos com mínimas entre -5ºC e -7ºC e marcas abaixo de zero até na Grande Porto Alegre.
As regiões gaúchas que mais devem ser afetadas por esta nova onda polar serão o Sul, a Campanha e a fronteira com o Uruguai. Na Serra do Sudeste, novamente as mínimas serão muito baixas em cidades como Pinheiro Machado e Pedras Altas, especialmente nas baixadas.
Serão muitos dias seguidos com mínimas abaixo de zero na região a partir do sábado no Sul do Rio Grande do Sul. Cidades como Quaraí, Livramento, Bagé, Jaguarão e outras vão ter marcas abaixo de zero. Na Serra do Sudeste, mínimas até de -3ºC a -5ºC e menores em baixadas.
Há dados indicando a possibilidade de marcas negativas todos os dias no Sul gaúcho ao menos até os dias 16 ou 17 deste mês com a onda polar, ou seja, cidades como Pinheiro Machado podem ter doze a treze dias seguidos com temperatura mínima negativa, especialmente considerando que haverá um reforço de ar polar no final da semana que vem.
Em Porto Alegre e região metropolitana, as mínimas nos próximos dias não devem ser tão baixas, uma vez que haverá muitas nuvens e em alguns momentos até garoa e chuva, com intervalos de melhoria. As mínimas devem ficar ao redor e pouco abaixo dos 10ºC, logo nada muito intenso. As tardes, ao contrário, serão frias com muitos dias seguidos de máximas de apenas 12ºC a 14ºC. Na terça, com ar mais seco, mínimas menores são esperadas, podendo atingir 5ºC ou menos.
Na Serra e Aparados, regiões climatologicamente mais frias do estado pela altitude, se dará o mesmo que na área metropolitana. Nuvens devem evitar resfriamento noturno mar e as mínimas não chegam a ser muito baixas, diferentemente do começo desta semana com ar seco que favoreceu marcas de até -5ºC nos Aparados.
O fim de semana será chuvoso na Serra e, com o ar frio, as máximas serão bastante baixas. Fará muito frio o dia todo de sábado em diante com marcas nos termômetros que não devem passar de 10ºC em várias localidades serranas. Na terça, com ar seco, a madrugada pode ser muito gelada com mínimas abaixo de zero em grande parte da Serra e Aparados com registros talvez até de -4ºC a -5ºC.
GEADA NÃO SERÁ GENERALIZADA NESTA NOVA ONDA POLAR
O frio intenso deve trazer geada para parte do Rio Grande do Sul, mas não de forma generalizada como no último fim de semana e no começo desta semana, antecipa a MetSul Meteorologia. Os mapas mostram a probabilidade de geada a partir do modelo canadense para as madrugadas de sexta a segunda-feira. Observa-se como a probabilidade será maior de gear em cidades do Oeste e do Sul gaúcho.
O motivo para a formação de geada apenas em parte e não em todo o território gaúcho será a presença de nebulosidade e mesmo chuva em alguns momentos. Geará nos locais onde o tempo estiver mais aberto e com vento calmo e ar seco. Não será o caso de grande parte do estado.
VAI NEVAR NA SERRA NO FIM DE SEMANA?
Não, não vai. Embora a chuva e o frio previstos com temperatura baixa o dia inteiro no sábado e no domingo, a MetSul Meteorologia não enxerga condições para a ocorrência de queda de neve nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho. Por quê? A razão é simples. A atmosfera, apesar de fria, não estará suficientemente fria para que ocorra o fenômeno invernal. Aliás, as temperaturas no ponto de formação da neve na atmosfera no caso da Serra gaúcha, tendo como referência Gramado, estarão até 7ºC a 10ºC acima do que é ideal para que o fenômeno ocorra.
Explicamos. Para que neve nas cotas de altitude da Serra Gaúcha (600 m a 800 m), que inclui cidades como Gramado, Caxias do Sul e Canela, a temperatura em 850 hPa (1500 m de altitude) precisar estar ao redor de 0ºC (quando todo o perfil vertical está gelado) ou menos, normalmente nevando quando está em torno de -3ºC ou menos.
Todos os modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia indicam para este fim de semana temperatura em 850 hPa com marcas predominantemente de 6ºC a 8ºC positivos e em 5ºC em alguns momentos. Sob este cenário, ocorre chuva com nevoeiro e frio, mas não neve.
No caso dos Aparados da Serra, que têm cotas de altitudes mais altas de 1000 m a 1200 m, pode nevar com temperatura em 850 hPa (diferente da superfície) pouco mais alta que na Serra (600 m a 800 m), mas não com valores muito diferentes. E, da mesma forma, os modelos indicam temperatura em 850 hPa entre 6ºC e 8ºC, inviabilizando a neve e favorecendo até chuva com volumes mais altos no fim de semana nos Campos de Cima da Serra.
Comentários