PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Vereadores encontram médicos descansando em quarto trancado durante plantão na UPA
Fiscalização foi realizada após reclamações sobre demora no atendimento
Por leandro marques
Publicado em 04/09/2025 20:12
saude

Fiscalização foi realizada após reclamações sobre demora no atendimento

Na noite desta quarta-feira (3), os vereadores Daiane Mello e Hiago Morandi (PL) atenderam a um chamado da população e fiscalizaram a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Central de Caxias do Sul, motivados por relatos de demora no atendimento médico. Ao chegarem, por volta das 23h, constataram que pacientes aguardavam por atendimento há cerca de cinco horas.

Durante a visita, os parlamentares localizaram os dois médicos responsáveis pelo atendimento adulto das alas amarela e vermelha – únicos profissionais da área naquele momento – descansando em um quarto trancado da ala masculina. Em vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver o quarto equipado com várias camas, sendo que apenas uma estava desarrumada, ocupada pelos médicos, enquanto a ala feminina permanecia vazia. As imagens também foram apresentadas pelos parlamentares na Sessão da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (4).Ao serem questionados, um dos profissionais afirmou que outro médico estava atendendo durante o descanso. Porém, ao verificarem a escala, os vereadores constataram que os dois eram os únicos médicos de plantão daquele setor, que iniciou às 20h da quarta e seguiria até às 8h desta quinta.

Diante da situação, Daiane e Hiago cobraram do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS), a abertura de uma sindicância para apurar a conduta dos profissionais. Os parlamentares também reforçaram a necessidade de fiscalização do contrato por parte da Prefeitura de Caxias do Sul e destacaram a responsabilidade da Secretaria da Saúde.

Procurada, a Prefeitura de Caxias afirmou que “A Secretaria Municipal da Saúde está apurando os fatos e oportunamente irá se pronunciar sobre o assunto”. O IDEAS foi procurado, mas não retornou até a última atualização desta reportagem. fonte Solaris 99.1 FM

 

Comentários