PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Grávidas e puérperas de grupos prioritários poderão ser vacinadas
22/04/2021 16:33 em saude

Mulheres nessas condições que queiram se vacinar devem procurar os serviços de saúde quando chegar a fase de imunização do grupo prioritário em que elas se enquadram Gestantes, mulheres em período pós parto (puérperas) e lactantes podem se vacinar contra a Covid-19 no Brasil, desde que pertençam a um dos grupos prioritários, especialmente se tiverem alguma comorbidade. Essa é a orientação do Ministério da Saúde, que tem como base estudos nacionais e internacionais que avaliaram os riscos e os benefícios de imunizar mulheres nessas condições.

No caso de gestantes sem doenças pré-existentes, mas que façam parte do público-alvo da campanha, a recomendação é que seja realizada uma avaliação cautelosa junto ao seu médico, principalmente se a mulher exercer alguma atividade que a deixe mais exposta à doença. A gestante também deve ser informada sobre os dados de eficácia e segurança conhecidos dos imunizantes. Mas, o Ministério da Saúde orienta que essas mulheres procurem os serviços de saúde somente quando chegar a fase de vacinação do grupo prioritário no qual elas estão inseridas.

As grávidas, puérperas e lactantes, pertencentes aos grupos prioritários, que não concordarem em serem vacinadas, devem ser apoiadas em sua decisão e orientadas a manter medidas de proteção como higiene das mãos, uso de máscaras e distanciamento social. Além disso, lactantes que forem vacinadas contra a Covid-19 não precisam interromper o aleitamento materno por conta do imunizante, uma vez que não há evidências de riscos para a saúde do bebê, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A doação de leite materno também é permitida.

GRUPOS PRIORITÁRIOS 
Entre os grupos prioritários da vacinação estão profissionais de saúde e idosos, que já estão em processo de vacinação com primeira e segunda dose. Em breve, mas sem data marcada por enquanto, deve começar a vacinação de pessoas com cormobidades. fonte https://diariosm.com.br/

COMENTÁRIOS