Estado não registrava presença do vetor da doença desde 2009 O governo do Rio Grande do Sul declarou nesta quarta-feira (28) emergência em saúde pública devido à circulação do vírus da febre amarela. Omais recente Informativo Epidemiológico de Arboviroses, da Secretaria Estadual da Saúde, confirmou a presença do vírus no Rio Grande do Sul.
O boletim epidemiológico, referente ao período de 18 a 24 deste mês, apresenta 23 municípios com circulação do vírus confirmada. Esse grupo, considerado área vermelha, é formado por municípios onde foram encontrados primatas mortos contaminados por mosquitos que transmitem o vírus da doença.
Thank you for watching
Outros 72 municípios, situados no entorno, são considerados de área amarela, com riscos de também ter circulação do vírus. Até agora, a doença não foi detectada em humanos. De acordo com a chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica, Tani Ranieri, a estratégia de vacinação deve ser intensificada imediatamente. O objetivo é elevar as coberturas em áreas vermelhas e amarelas, principalmente em pessoas residentes em áreas rurais, silvestres e periurbanas, onde as atividades rurais e urbanas se misturam.
O Rio Grande do Sul não registrava a presença do vírus causador da febre amarela desde 2009. FONTE gauchazh.clicrbs.com.br