Projeção foi feita pelo governador Eduardo Leite com base na estimativa de entrega das doses pelo Ministério da Saúde O Rio Grande do Sul terá toda população acima de 18 anos vacinada até 30 de setembro, segundo o governador Eduardo Leite (PSDB). A projeção é feita com base na estimativa de entrega de doses pelo Ministério da Saúde.
A primeira dose deve chegar até todos os gaúchos maiores de idade até 18 de setembro, segundo estimativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Conselhos Conselho das Secretarias Municipais da Saúde (Cosems). O cálculo, a partir de projeções do envio de remessas de vacinas anunciadas pelo Ministério da Saúde, indica que todo o público prioritário, estimado em 8.946.899 pessoas, deve estar imunizado com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até setembro deste ano.
Conforme a expectativa, seria possível, em setembro, avançar na vacinação da faixa etária de 18 a 29 anos com a primeira dose, fechando essa etapa no Estado. Até dezembro, a previsão é completar o esquema vacinal do grupo prioritário, com a aplicação da segunda dose.
- O Rio Grande do Sul é o estado que mais vacina sua população. Estamos sempre no topo do ranking e somos o Estado que tem maior percentual da população com as duas doses da vacina. Essa é uma corrida em que todos ganham - afirmou o governador em vídeo.
CRONOGRAMA
Estimativas de vacinação por grupo a cada mês
JUNHO
- 100% dos grupos prioritáiros
- 100% dos trabalhadores da educação
- 1ª dose para adultos entre 50 e 59 anos
JULHO
- 1ª dose para adultos entre 40 e 49 anos
AGOSTO
- 1º dose para adultos entre 30 e 39 anos
SETEMBRO
- 1º dose para adultos entre 18 e 29 anos
DE OUTUBRO A DEZEMBRO
- 2ª dose de vacinados entre julho e setembro
DOSES RECEBIDAS
O Rio Grande do Sul já recebeu 6.764.740 doses de vacinas contra a Covid. A maioria são de CoronaVac e Oxford/AstraZeneca. A terceira vacina, que começou a ser utilizada depois, é a da Pfizer.
CORONAVAC
- 1ª dose - 1.6 milhões
- 2ª dose - 1,6 milhões
OXFORD/ASTRAZENECA
- 1ª dose - 2,3 milhões
- 2ª dose - 250 mil distribuídas e 621 mil reservadas
PFIZER
Não há uma previsão específica por região. No caso de Santa Maria, também não há como dizer um prazo sem antes fazer as projeções locais. fonte https://diariosm.com.br/