PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ONDA DE FRIO DERRUBARÁ TEMPERATURA EM VÁRIOS ESTADOS COM GEADA E NEVE
noticias
Publicado em 22/08/2024

Uma nova onda de frio é esperada nos próximos dias nos estados do Sul do Brasil com queda acentuada da temperatura ainda em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. A nova incursão de ar polar trará formação de geada e ainda a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Região Sul.

Os mapas acima do modelo europeu mostram a projeção de anomalia de temperatura (desvio da média) no nível de 850 hPa (equivalente a 1500 metros de altitude) para as madrugadas de hoje, amanhã, sábado e domingo. Como se observa no mapa, ar mais frio avança para o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã, mas a parte mais intensa do ar polar chega ao Sul do Brasil e avança para o Sudeste e o Centro-Oeste do território brasileiro no fim de semana. Nesta quinta-feira, uma frente fria na dianteira da massa de ar frio traz chuva para o Rio Grande do Sul e durante a sexta provoca instabilidade em Santa Catarina e no Paraná antes de avançar para o Sudeste, onde trará precipitação no fim de semana em partes do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

O ar mais frio já começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e cobrirá o estado durante a sexta. A parte mais intensa da massa de ar frio, entretanto, deverá atuar no Sul do Brasil durante o fim de semana. A massa de ar frio vai estar associada a um centro de alta pressão de 1030 hPa que vai estar no fim de semana entre o Centro e o Norte da Argentina, ou seja, a trajetória do ar polar será continental, pelo interior do continente. Massas de ar frio de maior intensidade a esta altura do inverno não surpreendem se considerada estatística histórica. A maior nevada no Rio Grande do Sul neste século, em 2013, ocorreu justamente nos últimos dias do inverno meteorológico, no final do mês de agosto. TEMPERATURAS ABAIXO DE ZERO NO SUL DO BRASIL A Região Sul do Brasil será a mais afetada por esta nova incursão de ar frio com marcas abaixo de zero em diversas cidades, especialmente de maior altitude. Marcas de -5ºC e -7ºC podem ser esperadas no Planalto Sul Catarinense e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.
Serão vários dias seguidos com mínimas baixas no Sul do Brasil com as temperaturas mais frias previstas para o fim de semana e a primeira metade da semana, quando grande parte das cidades do Sul deve ter marcas abaixo dos 5ºC e em muitas perto de 0ºC. Em Porto Alegre e região metropolitana, as mínimas mais baixas ocorrem de domingo a quarta da semana que vem. Na estação oficial do Jardim Botânico da capital devem cair a 6ºC ou 7ºC, mas no Sul da cidade pode fazer 2ºC ou 3ºC, mesmas mínimas indicadas para vários pontos da Grande Porto Alegre. FRIO NO SUDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL A influência do ar frio será maior no Centro-Oeste no Mato Grosso do Sul, porém será breve e logo voltará a aquecer. Em Campo Grande, as madrugadas mais frias devem ser as do domingo e da segunda-feira com temperaturas ao redor de 10ºC, mas em diversas cidades do interior ocorrerão mínimas de um dígito.

No Sudeste, esfria mais no estado de São Paulo. Frente fria traz chuva na cidade de São Paulo no fim de semana com queda acentuada da temperatura. As madrugadas de segunda, terça e quarta serão as mais frias com marcas ao redor ou abaixo de 5ºC no Sul da cidade e de 6ºC a 8ºC na maioria dos dias no Mirante de Santana. GEADA NA ONDA DE FRIO O frio intenso deve trazer geada em vários estados do Centro-Sul do Brasil, sobretudo na Região Sul, na primeira metade da próxima semana, quando o tempo estiver aberto e mais seco sob ar frio, favorecendo o fenômeno.

Os mapas acima mostram a probabilidade de geada a partir do modelo canadense para as madrugadas de segunda a quinta da semana que vem em que se observa a tendência de gear na maior parte do Sul e em partes do Centro-Oeste e do Sudeste, como o Sul do Mato Grosso, o Sul de Minas Gerais e vários pontos de São Paulo. ONDA DE FRIO PODE TRAZER NEVE A MetSul estima chance média a alta de precipitação invernal, seja chuva congelada ou neve fraca, durante o domingo nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina por conta da onda de frio. Modelos apontam chance maior principalmente para o Planalto Sul Catarinense, na área de São Joaquim.

A chance de precipitação invernal é média em cotas acima de 1000 metros e alta acima de 1300 metros. Em cotas de 600 metros a 1000 metros, o que inclui a Serra Gaúcha, não se descarta principalmente chuva congelada com eventual neve em alguns pontos em cidades acima de 800 metros.

fonte met sul

Comentários