PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) decidiu deixar de fornecer refeições aos acompanhantes de pacientes em tratamento oncológico, o que gerou reclamações de familia
Publicado em 08/02/2025 23:22
noticias
REGIÃO - O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) decidiu deixar de fornecer refeições aos acompanhantes de pacientes em tratamento oncológico, o que gerou reclamações de familiares, especialmente aqueles que vêm de outras cidades e enfrentam dificuldades financeiras.
A mudança ocorreu após a portaria da Ebserh, em 2020, que estabeleceu que o hospital só pode fornecer alimentação a pacientes internados, acompanhantes de internados e algumas categorias específicas de trabalhadores. De acordo com o superintendente Humberto Palma, a Turma do Ique, espaço de convivência e apoio, não se enquadra na categoria de internação, o que levou à adaptação das normas.
Por enquanto, uma exceção será mantida para os pacientes oncológicos, que continuam recebendo alimentação, devido à necessidade de cuidados especiais para esses pacientes imunossuprimidos. No entanto, a alimentação não será mais fornecida aos acompanhantes.
Fonte Diário de Santa Maria
Comentários