Rádio Web Região de Santa Maria trazendo informações
CHUVA FREQUENTE TRARÁ ALTOS VOLUMES NO SUL NESTA PRIMEIRA METADE DO MÊS
Setembro começou com instabilidade no Sul do Brasil, e os modelos meteorológicos indicam que os volumes de chuva no Rio Grande do Sul podem superar a média histórica do mês apenas nos próximos dez dias, segundo análise da MetSul Meteorologia.
Onde já choveu: No domingo (31) e nesta segunda-feira (1º), a instabilidade se concentrou no Oeste gaúcho, com registros em cidades como São Borja, São Luiz Gonzaga, Santiago e Alegrete.
Próximos dias:
-
Terça (2): céu nublado a encoberto em boa parte do RS, com chance de chuva isolada, principalmente no Oeste e Sul.
-
Quarta (3): frente fria avança trazendo chuva, trovoadas e baixo risco de granizo no Oeste e Sul. Instabilidade também atinge Centro e Leste.
-
Quinta (4): frente fria cruza o estado, levando chuva a quase todas as regiões, com chance de temporais isolados.
-
Sexta (5): tempo abre em grande parte do RS, mas ainda pode garoar no Norte e Serra.
-
Fim de semana (6 e 7): sol em vários pontos, mas volta da instabilidade no Norte e Oeste, com risco de raios e granizo isolado.
-
Segunda (8): nova área de baixa pressão traz chuva forte e risco de temporais.
-
Entre quarta (10) e quinta (11): outro episódio de instabilidade com volumes expressivos de chuva e possibilidade de temporais.
Projeções de chuva:
-
Modelos como o alemão Icon, o canadense e o europeu ECMWF projetam acumulados de 100 a 200 mm em diversas cidades gaúchas, podendo passar disso em pontos isolados.
-
Modelos de inteligência artificial, como o ECMWF AIFS europeu e o Graphcast do Google DeepMind, reforçam a tendência de altos volumes.
Comparação com 2023:
Embora o cenário lembre o desastre de setembro passado no Vale do Taquari, desta vez os maiores volumes devem se concentrar no Centro, Oeste e Sul gaúcho, e não nas bacias da Serra. Mesmo assim, rios dessas regiões exigem atenção redobrada.
A chuva também deve atingir Santa Catarina e Paraná, mas ainda há divergências sobre os acumulados nesses estados.
Fonte: MetSul Meteorologia