PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura abre processo administrativo para investigar morte de criança após atendimento em unidade de saúde
Por leandro marques
Publicado em 03/09/2025 12:25 • Atualizado 03/09/2025 12:27
noticias

A prefeitura de Restinga Sêca abriu um processo administrativo para investigar as circunstâncias que levaram à morte da menina Anna Heloísa da Silva Diniz de 1 ano. A criança morreu, na tarde de segunda-feira (1º), no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Em entrevista ao Diário, a família da menina relata uma suposta negligência no atendimento inicial recebido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que se solidariza com os familiares e que o caso será investigado.   O que diz a família

Segundo o relato da mãe da criança, Natani da Silva dos Santos, a filha começou a apresentar febre na terça-feira passada (26 de agosto). Ela conta que buscou atendimento na UBS Orlando Otto Paul na quarta-feira (27). Nesta primeira consulta, de acordo com a mãe, a criança não teria sido examinada fisicamente, e o quadro foi diagnosticado como garganta inflamada.

 

Com a piora do estado de saúde da menina, que apresentava dificuldade para respirar, Natani retornou ao mesmo posto de saúde na quinta-feira. Neste segundo atendimento, a mãe afirma que a criança novamente não teria passado por um exame físico detalhado, como a ausculta pulmonar ( seria o uso de estetoscópio para ouvir os sons do fluxo de ar nos pulmões ) o caso foi tratado como um início de gripe.

 

De acordo com Natani, apenas em um terceiro atendimento, realizado em um plantão de saúde na tarde de quinta-feira, um exame de raio-x teria sido solicitado, constatando uma pneumonia.

 

– Foi quando eles falaram que não iam nos mandar para casa porque ela não estava bem. Fizeram um raio-x e foi quando a gente viu que ela estava com uma pneumonia. A médica me mostrou o exame e um lado do pulmão dela já estava branco – relembra a mãe.

 

Com o diagnóstico, a menina foi transferida para o Husm, em Santa Maria, onde seu quadro de saúde se agravou até  a morte. A família suspeita que a falta de um exame inicial detalhado possa ter contribuído para a piora do quadro.



O que diz a prefeitura

Em nota divulgada ainda na segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde informou que se solidariza com os familiares e que abriu o "devido processo administrativo para investigar os episódios que antecederam o óbito".

 

Procurada pela reportagem para comentar o relato da família, a prefeitura informou, na noite de segunda-feira (1), que não fará novas manifestações sobre o caso neste momento. Segundo o Executivo, a decisão é de que o assunto "vai ser tratado internamente" e que, "eventualmente, iremos repassar à imprensa o desfecho do processo administrativo que fora aberto".

 

Despedida

O corpo de Anna Heloísa da Silva Diniz, que nasceu em 5 de novembro de 2023, está sendo velado na capela da Funerária Fagundes, em Restinga Sêca. O sepultamento ocorrerá no cemitério municipal da cidade, às 10h desta terça-feira (2). fonte diario sm POR

Rian Lacerda

Comentários