PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
MENU
TRAGÉDIA NA SUÍÇA | Explosão e incêndio em estação de esqui deixam dezenas de mortos e feridos Ao menos 40 pessoas morreram e 115 ficaram feridas
TRAGÉDIA NA SUÍÇA | Explosão e incêndio em estação de esqui deixam dezenas de mortos e feridos Ao menos 40 pessoas morreram e 115 ficaram feridas após um incêndio de grandes proporções ocorrido na madrugada desta quinta-feira (1º/1) no bar Le Constellation, localizado na estação de esqui de Crans-Montana, nos Alpes Suíços.
Por leandro marques
Publicado em 01/01/2026 16:17
noticias

TRAGÉDIA NA SUÍÇA | Explosão e incêndio em estação de esqui deixam dezenas de mortos e feridos

Ao menos 40 pessoas morreram e 115 ficaram feridas após um incêndio de grandes proporções ocorrido na madrugada desta quinta-feira (1º/1) no bar Le Constellation, localizado na estação de esqui de Crans-Montana, nos Alpes Suíços.

Segundo a polícia, o incidente ocorreu por volta da 1h30 (horário local)21h30 no horário de Brasília — durante uma comemoração de Ano Novo. As autoridades ainda não sabem exatamente quantas pessoas estavam no local no momento da tragédia.

O chefe do governo regional do cantão de Valais, Mathias Reynard, afirmou que há um “número significativo de feridos em estado crítico” e alertou que a identificação das vítimas e dos feridos levará tempo, classificando a espera das famílias como “insuportável”.

O presidente da Suíça, Guy Parmelin, descreveu o incêndio como “uma das piores tragédias da história recente do país”, afirmando que se trata de um “drama de escala desconhecida”, com vítimas que sofreram queimaduras graves.

Há indícios de que pessoas de várias nacionalidades estejam entre os mortos e feridos. O Ministério das Relações Exteriores da Itália informou que 16 cidadãos italianos estão desaparecidos.

A procuradora-geral do cantão de Valais, Beatrice Pilloud, confirmou a abertura de uma investigação para apurar as causas do incêndio. A hipótese de ataque foi descartada, e trabalha-se com a possibilidade de acidente, embora a origem exata do fogo ainda seja desconhecida.

Relatos de testemunhas apontam que o incêndio pode ter começado após velas ou sinalizadores serem erguidos próximos ao teto, que era revestido de madeira, fazendo com que as chamas se espalhassem rapidamente.

Sobreviventes relataram momentos de pânico extremo, com cerca de 200 pessoas tentando escapar por escadas estreitas, em meio à fumaça intensa. Algumas pessoas precisaram quebrar janelas para conseguir fugir.

A operação de resgate mobilizou 42 ambulâncias e 13 helicópteros. Os feridos foram levados a hospitais de Valais, Lausanne e Sion. O Hospital Universitário de Lausanne recebeu ao menos 22 pacientes em estado grave, a maioria jovens entre 16 e 26 anos.

Autoridades afirmam que a recuperação dos feridos será longa e complexa, podendo levar meses.

O bar Le Constellation, com capacidade para até 300 pessoas, é uma instituição tradicional de Crans-Montana e funciona há mais de 40 anos. O período de Ano Novo é um dos mais movimentados do resort.

A tragédia reacende o alerta global sobre segurança em locais fechados, sendo comparada a outros grandes incêndios em boates ao redor do mundo, como a Boate Kiss, em Santa Maria (RS), em 2013.

 

Fonte: BBC News

Comentários